Rio Nhundiaquara, em Morretes, entra para lista de pontos impróprios para banho no litoral

Mais um ponto no litoral está impróprio para banho. O Rio Nhundiaquara, em Morretes, entrou para a lista de locais inadequados no oitavo Boletim de Balneabilidade, emitido hoje (07) pelo Instituto Água e Terra. A Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia, em Morretes, permanecem impróprios.

De acordo com o boletim, assim como no Rio Marumbi, o excesso de chuva nos últimos dias é o motivo para o Rio Nhundiaquara estar impróprio. Nas praias e demais rios do litoral as condições para banho são boas. Ao todo, são monitorados 49 pontos de toda a orla: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina.

No Interior, todos os locais também estão próprios. Anualmente, técnicos do instituto monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração das bactérias na água. Os veranistas podem se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, para saber se os locais estão próprios ou impróprios. A sinalização informa a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha significa que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Reportagem: Leonardo Gomes