Curitiba

Roberta, uma Ópera Rock: as dores da juventude em canções

Musical "Roberta, uma Ópera Rock" faz análise das pressões sociais e busca pela aceitação

 Roberta, uma Ópera Rock: as dores da juventude em canções

Foto: Julia Estevam

O musical Roberta, uma Ópera Rock abriu o Festival na Rua, no palco montado na praça Santos Andrade, como parte da programação do Festival de Curitiba. Dirigido por Nena Inoue e Maurício Vogue, o enredo aborda a trajetória de Roberta (Priscila Esteves), uma jovem viciada em drogas que busca uma forma de fugir da dependência química. Vivendo em um ambiente hostil, Roberta se sente perdida e é constantemente assediada pelo traficante Ugo (Marcelo Teixeira Jorge). Porém, um dia ela reencontra a esperança com a chegada do amor pelo personagem de Giovanni (Matheus González).

A história é contada através de músicas compostas por Alessandro Sangiorgi, misturando Ópera Clássica e Rock and Roll. As canções dão o tom à obra, oscilando entre a melancolia, choque e em alguns momentos, alegria. Em uma das músicas, o elenco levantou a bandeira do Movimento Sem Terra (MST) como forma de protesto por agressões aos direitos humanos.

Nem a chuva fina que caía foi capaz de afastar o público, que se protegeu com capas e sombrinhas. As escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná ficaram cheias. Daniele Regis, iluminadora de 49 anos, conta que estava animada para a volta do teatro, depois de dois anos afastada: “Curitiba precisa disso”, ela pontua, dizendo que admira o trabalho do elenco, do diretor Maurício Vogue e do maestro Alessandro Sangiorgi.

A perseverança da audiência chamou a atenção da atriz Margheurita Dissá, que interpreta uma das amigas da Roberta. Ela esperava um público menor por causa do frio e da chuva, mas diz que ficou muito feliz com a estreia: “Voltar para o palco depois de dois anos deixa tudo à flor da pele, tudo muito bom.” 

Ao final da apresentação, o ator Marcelo Teixeira Jorge agradeceu a participação de todos e em especial, fez uma homenagem ao Roberto Innocente, escritor da peça, falecido de Covid-19 em abril de 2021. 

Serviço:

Categoria: Musical

Datas: 01 a 03/04 (Praça Santos Andrade) e 06 a 09/04 (Centro Cultural Boqueirão)

Horário: 19h30 (01 a 03/04) e 20h00 (06 a 09/04)

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

Ingresso: Gratuito

Local: Centro Cultural Boqueirão – Palco Bosch – Rua José Guercheski, nº 281

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Julia Estevam e Danielly Morais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Evento gratuito tira dúvidas dos idosos sobre tontura

Evento gratuito tira dúvidas dos idosos sobre tontura

Público-alvo da ação são pessoas com mais de 65 anos

Campanha gratuita para troca de livros acontece na Rua XV

Campanha gratuita para troca de livros acontece na Rua XV

Projeto #CirculeUmLivro tem o objetivo de incentivar a leitura e a economia circular

Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba

Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba

Disputa aconteceu na tarde desta terça-feira (23), na praça Afonso Botelho

Fluxo é normalizado no Contorno Norte

Fluxo é normalizado no Contorno Norte

Rodovia ficou cerca de 6 horas com bloqueio parcial após tombamento de caminhão