Curitiba

Roberta, uma Ópera Rock: as dores da juventude em canções

Musical "Roberta, uma Ópera Rock" faz análise das pressões sociais e busca pela aceitação

 Roberta, uma Ópera Rock: as dores da juventude em canções

Foto: Julia Estevam

O musical Roberta, uma Ópera Rock abriu o Festival na Rua, no palco montado na praça Santos Andrade, como parte da programação do Festival de Curitiba. Dirigido por Nena Inoue e Maurício Vogue, o enredo aborda a trajetória de Roberta (Priscila Esteves), uma jovem viciada em drogas que busca uma forma de fugir da dependência química. Vivendo em um ambiente hostil, Roberta se sente perdida e é constantemente assediada pelo traficante Ugo (Marcelo Teixeira Jorge). Porém, um dia ela reencontra a esperança com a chegada do amor pelo personagem de Giovanni (Matheus González).

A história é contada através de músicas compostas por Alessandro Sangiorgi, misturando Ópera Clássica e Rock and Roll. As canções dão o tom à obra, oscilando entre a melancolia, choque e em alguns momentos, alegria. Em uma das músicas, o elenco levantou a bandeira do Movimento Sem Terra (MST) como forma de protesto por agressões aos direitos humanos.

Nem a chuva fina que caía foi capaz de afastar o público, que se protegeu com capas e sombrinhas. As escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná ficaram cheias. Daniele Regis, iluminadora de 49 anos, conta que estava animada para a volta do teatro, depois de dois anos afastada: “Curitiba precisa disso”, ela pontua, dizendo que admira o trabalho do elenco, do diretor Maurício Vogue e do maestro Alessandro Sangiorgi.

A perseverança da audiência chamou a atenção da atriz Margheurita Dissá, que interpreta uma das amigas da Roberta. Ela esperava um público menor por causa do frio e da chuva, mas diz que ficou muito feliz com a estreia: “Voltar para o palco depois de dois anos deixa tudo à flor da pele, tudo muito bom.” 

Ao final da apresentação, o ator Marcelo Teixeira Jorge agradeceu a participação de todos e em especial, fez uma homenagem ao Roberto Innocente, escritor da peça, falecido de Covid-19 em abril de 2021. 

Serviço:

Categoria: Musical

Datas: 01 a 03/04 (Praça Santos Andrade) e 06 a 09/04 (Centro Cultural Boqueirão)

Horário: 19h30 (01 a 03/04) e 20h00 (06 a 09/04)

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

Ingresso: Gratuito

Local: Centro Cultural Boqueirão – Palco Bosch – Rua José Guercheski, nº 281

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Julia Estevam e Danielly Morais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trio é preso com remédios falsificados e anabolizantes

Trio é preso com remédios falsificados e anabolizantes

Produtos eram vendidos sem prescrição médica em farmácia no bairro Uberaba, em Curitiba

Dono de postos e esposa advogada são indiciados por tortura

Dono de postos e esposa advogada são indiciados por tortura

Casal também responde por extorsão e corrupção de menores; agressões foram filmadas

Rua no São Lourenço muda de sentido

Rua no São Lourenço muda de sentido

A mudança será feita pela Superintendência de Trânsito de Curitiba