Safra de grãos no Paraná deve ser 4% maior que a do ano passado

 Safra de grãos no Paraná deve ser 4% maior que a do ano passado

Foto: Jonas Oliveira/ANPr

Foto: Jonas Oliveira/ANPr

A estimativa de produção da safra de grãos do Paraná é de 23 milhões e 300 mil toneladas. O número é 4 por cento maior que a do ano passado, segundo o relatório mensal da safra divulgado pelo Deral, o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O plantio da soja, do feijão e do milho está quase concluído.

Segundo o chefe do Deral, Marcelo Garrido, neste mês, as chuvas tiveram uma diminuição de volume, e com isso os produtores puderam entrar a campo para praticamente concluir os trabalhos da primeira safra.

Mais de 98% da área estimada de soja está plantada, o que corresponde à média para o período. Nesse ano, o plantio começou mais cedo, o que também deve refletir na antecipação da colheita, com início previsto para janeiro. O clima continua contribuindo para o andamento da safra, que mantém a expectativa de produção em 19 milhões e 600 mil toneladas.

O preço para o produtor está em 71 reais a saca de 60 quilos, um crescimento de 20% em comparação com o ano passado. O milho concluiu o plantio da safra com um ganho de 5% na área plantada, que passou de 331 mil hectares na safra anterior para quase 350 mil hectares na safra atual.

A produção de milho está estimada em 3 milhões e 200 mil toneladas, 10% a mais do que na safra anterior, e o cenário segue favorável. Para o feijão, o plantio da próxima safra está praticamente encerrado, com uma área de 167 mil hectares e estimativa de produção de 327 mil toneladas. No mês passado, com as chuvas, houve dificuldade da entrada das máquinas a campo para a colheita da mandioca, mas a situação se normalizou neste mês.

Com isso, a colheita está em 92% e se encerra no mês que vem. O plantio da safra tem um aumento de 8% na comparação com a safra anterior. A projeção de colheita é de 3 milhões e 800 mil toneladas, 11% a mais do que na safra passada.

Reportagem: Felipe Harmata

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social