Sanepar alerta sobre importância de caixas d’ água

 Sanepar alerta sobre importância de caixas d’ água
(Foto: divulgação/Sanepar)

As chuvas que atingiram a cidade de Guaraqueçaba, no primeiro final de semana de janeiro, deixaram cerca de 1500 pessoas desabrigadas, causou deslizamentos de terra, queda de ponte e afetou a tubulação que capta a água do Rio Capivari.

A chuva de um único dia passou da marca de 280 milímetros e deixou diversas comunidades rurais sem água. A situação trouxe a tona um problema vivido por muitos moradores: algumas residências não possuem caixa d’água.

O atendimento emergencial da Sanepar, Prefeitura e a Defesa Civil para abastecer a cidade muitas vezes esbarrou na falta da caixa d’água nas casas que não tinham como receber a doação. Foram utilizados caminhões-pipa e uma carga de copos de água potável.

A prefeitura comprou 10 caixas d’água, que se somaram a mais vinte e duas caixas, que vieram de doações de empregados da Sanepar. A intenção é permitir que os moradores passem a utilizar as caixas e ter uma reserva de água.

O gerente da Sanepar no litoral, Arilson Mendes, afirma que a reserva domiciliar de água é fundamental para um abastecimento mais seguro, em áreas urbanas e rurais, especialmente no verão.

A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível garantir o abastecimento por, no mínimo, 24 horas.

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem