CuritibaGeral

Santa Casa de Curitiba terá centro para tratamento com cannabis

O uso da substância é indicado para tratamento de fibromialgia e epilepsia, entre outras doenças

 Santa Casa de Curitiba terá centro para tratamento com cannabis

Foto: Reprodução/Jcomp – Freepik

Um centro de acolhimento para pacientes e médicos com informações sobre o tratamento com a cannabis medicinal deve ser inaugurado na Santa Casa de Curitiba.

Veja mais:

O uso da substância é indicado para tratamento de ansiedade, insônia, epilepsia, glaucoma, esclerose múltipla e fibromialgia, entre outras doenças. Atualmente, duas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulam a importação e a aquisição de produtos com as propriedades do canabidiol, desde que com receita médica.

O trabalho na Santa Casa é feito em parceria com uma start up curitibana. A CEO da Anna Medicina Endocannabinoide, Kathleen Fornari, explica que o objetivo da empresa é facilitar o acesso dos brasileiros à cannabis medicinal.

A previsão é de que o espaço dentro da Santa Casa seja aberto entre janeiro e fevereiro de 2023. Enquanto isso, a start up trabalha em uma área disponibilizada de forma temporária, para garantir o contato com os médicos e o atendimento aos pacientes.

Para Fornari, o combate à desinformação e ao preconceito que envolvem os tratamentos com a cannabis são pilares importantes para o avanço das pesquisas com a planta.

Segundo a Anvisa, em todo o Brasil, estima-se que mais de 100 mil pacientes façam algum tipo de tratamento usando a Cannabis medicinal. Além disso, mais de 66 mil medicamentos à base da planta foram importados em 2021.

Atualmente, cerca de 50 países já regulamentaram o uso medicinal e industrial da Cannabis e do cânhamo.

Reportagem: Ana Flavia Silva.

Avatar

felipe.costa