Saúde alerta para vacinação contra a febre amarela e dupla adulto

 Saúde alerta para vacinação contra a febre amarela e dupla adulto

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Apesar de Curitiba não estar na região de risco de contaminação da febre amarela, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta a população sobre a importância de se imunizar contra a doença. A vacina é indicada para pessoas entre 9 meses a 59 anos de idade. De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da secretaria, Alcides de Oliveira, quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa refazer. Se a pessoa não tomou a medicação ou se não tem certeza de que aplicou a dose, a orientação é procurar a unidade de saúde e se imunizar.

A secretaria municipal de saúde ainda alerta para que a população também aproveite para aplicar a vacina dupla adulto, que protege contra difteria e tétano. O diretor do centro de epidemiologia explica que esta vacina deve ser tomada como dose de reforço a cada dez anos, desde a adolescência até a terceira idade.

As duas vacinas estão disponíveis em 110 unidades básicas de saúde de Curitiba. A dupla adulta é aplicada durante o horário de funcionamento da unidade. Já para se vacinar contra febre amarela, Alcides de Oliveira explica que é necessário seguir um cronograma especial estabelecido pela secretaria de saúde a fim de evitar o desperdício da medicação.(

Para ajudar o cidadão a manter a carteira de vacinação em ordem, desde abril de 2018 a prefeitura de Curitiba disponibiliza o aplicativo Saúde Já. Na plataforma é possível verificar as doses aplicadas e/ou registradas nas unidades de saúde de Curitiba e ser alertado para aquelas vacinas que estão pendentes ou com doses em atraso. O aplicativo Saúde Já pode ser instalado em smartphones ou tablets – tanto nas plataformas Android ou iOS gratuitamente. O acesso também pode ser feito pelo site saudeja.curitiba.pr.gov.br.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem