COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Simuladores online orientam a calcular o empréstimo e o valor das parcelas

 Sebrae ajuda donos de pequenos negócios a buscarem crédito

Foto: Divulgação/Sebrae-PR

O número de micro, pequenos e médios negócios continua crescendo. E apesar de serem a maioria do mercado, eles enfrentam grandes desafios, como a concorrência das empresas já consolidadas, uma gestão financeira adequada e, principalmente, o acesso restrito ao crédito.  

Pesquisas apontam que no período da pandemia, 60% dos pequenos negócios que buscaram empréstimo, tiveram o crédito negado pelos bancos. Uma das justificativas para a liberação de dinheiro por parte dos bancos é o alto índice de inadimplência.

No entanto, uma luz está se abrindo no fim do túnel. Para auxiliar os donos de pequenos negócios a buscar crédito de forma consciente e a fazer uma boa gestão desses recursos, o Sebrae está oferecendo uma série de soluções digitais exclusivas. O detalhe é que tudo pode ser feito pela internet.

A nova página “Crédito Orientado e Assistido” traz simuladores online de empréstimos para os micro e pequenos empresários que estão precisando de financiamento ou de conteúdos sobre gestão financeira. O Sebrae também disponibiliza um link para marcação de consultoria virtual com especialistas. Os serviços são totalmente gratuitos e estão disponíveis no site www.sebrae.com.br/creditoconsciente.

Este conteúdo online do Sebrae é composto de três etapas e na própria navegação no site, o empreendedor já pode refletir sobre as decisões que precisa tomar na busca pelo crédito.

Se o empreendedor está com alguma dificuldade financeira ou tem o desejo de expandir o seu negócio, é comum que procure alternativas de crédito. Nesta etapa, o Sebrae indica cinco passos para planejar essa busca e escolher a melhor opção. Além disso, oferece simuladores online para calcular o empréstimo e o valor das parcelas ou então calcular o fluxo de caixa. Também é possível ser direcionado para buscadores de linhas de crédito de bancos parceiros a partir de links do Cred + do governo federal, que trata do Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros.  

Já para os empresários que tiveram sucesso e conseguiram um financiamento, é importante que façam uma gestão eficiente dos recursos e não corram riscos de inadimplência. Neste caso, o Sebrae disponibiliza um diagnóstico online de gestão empresarial. Além disso, o empreendedor pode solicitar consultoria virtual gratuita com um especialista.  

Acontece que muitas vezes, o empresário consegue os recursos, mas não tem a real clareza da saúde financeira do seu negócio. Então, esse diagnóstico oferece um panorama geral do negócio e ainda faz recomendações de soluções dependendo de cada caso.  

Por fim, para os donos de pequenos negócios que já estão com dificuldades ou se a situação financeira da empresa não saiu como o planejado, o Sebrae recomenda se antecipar aos problemas e tentar controlar os gastos para evitar a inadimplência. Nesta etapa, o empreendedor encontrará cursos virtuais gratuitos do Sebrae sobre como renegociar dívidas e fazer o controle de gastos, bem como e-books sobre o tema.  Além disso, também pode marcar uma consultoria remota gratuita para receber orientações sobre renegociação.

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin