Política

Segunda fase da reforma administrativa estadual começa a tramitar na Alep

 Segunda fase da reforma administrativa estadual começa a tramitar na Alep

Foto: Sandro Nascimento/Alep

Foto: Sandro Nascimento/Alep

A segunda fase da reforma administrativa proposta pelo governo Ratinho Júnior, do PSD, começa a tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto mais polêmico enviado nesta segunda-feira (12) aos deputados prevê a criação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, uma autarquia formada pela fusão de três instituições vinculadas à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab): o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), o CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural).

O governo promete economizar com a medida R$ 16 milhões por ano. Mas a proposta deve enfrentar resistência da oposição, que questiona os riscos de enfraquecimento das políticas de produção de alimentos, combate à fome e preservação do meio ambiente. Há ainda impactos sobre os funcionários das três estruturas que serão fundidas.

A nova autarquia vai reunir receitas, saldos financeiros, funcionários, imóveis, patrimônio e atribuições das entidades originais. Outro projeto levado à Assembleia Legislativa prevê a liquidação e extinção da Codapar, a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). As duas propostas foram entregues no começo da tarde desta segunda-feira (12) pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano.

Também chegaram à Casa as propostas que estabelecem novas atribuições à Paraná Projetos e ao Simepar, que deve mudar o nome de Sistema Meteorológico do Paraná para Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná. A Casa Civil ainda deve propor a junção e reestruturação de outras organizações da administração indireta.

No total, a promessa do governo é promover uma economia de R$ 80 milhões anuais com a conclusão das mudanças previstas nas reformas de 2019. O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, disse que a intenção é incluir os primeiros projetos na pauta da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (13).

Na primeira fase da reforma administrativa, o governo reduziu o número de secretarias de 28 para 15 e extinguiu 339 cargos. Há ainda previsão de uma terceira e última etapa da reforma, que pretende promover economia em estruturas físicas e contratos.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia