ParanáGeral

Selo GNV é obrigatório para poder abastecer

Mais de 70% da frota brasileira movida a gás está irregular, afirma APOIA

 Selo GNV é obrigatório para poder abastecer

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Setenta e dois por cento dos veículos movidos a GNV no Brasil estão com a documentação em situação irregular. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Dos 50 milhões de veículos em circulação, o país tem apenas 5% convertidos para GNV, cerca de 2 milhões e 600 mil. No Paraná, os dados de julho de 2021 do Departamento de Trânsito (Detran) mostram que a frota com GVN é de aproximadamente 38 mil veículos. No estado, uma lei obriga que carros com GNV apresentem o selo de regularidade no momento de abastecer. A lei foi criada para aumentar a segurança dos usuários e dos trabalhadores dos postos, na tentativa de evitar acidentes causados por irregularidades na instalação do kit gás. Everton Pedroso, presidente da Associação Paranaense de Organismos de Inspeção Veicular (APOIA), destaca que a manutenção e a verificação dos equipamentos são primordiais para garantir a segurança ao circular com veículos a gás.

Os dados sobre veículos em situação irregular no Paraná estão desatualizados, mas o último levantamento mostra uma tendência preocupante. Entre 2017 e 2019, mais da metade da frota circulava sem a documentação em dia.

Com a procura pela instalação do kit gás, após os sucessivos aumentos no preço do combustível, a expectativa da APOIA é de que, infelizmente, o número de veículos irregulares em circulação seja ainda maior. A falha acontece no processo de fiscalização. Os postos de combustível só devem vender GNV para quem tem o selo de conformidade. Mas, na prática, o interesse pela venda muitas vezes fica acima do interesse pela segurança do motorista.

O Selo GNV é uma forma de comprovar que o sistema foi instalado dentro das normas e que o veículo está em condições de segurança. Para a instalação do GNV, o motorista precisa pedir autorização prévia ao Detran, fazer a instalação do kit em oficina homologada pelo Inmetro, para então realizar a inspeção veicular em empresas acreditadas pelo Inmetro e licenciadas pela Senatran. Somente após a aprovação na inspeção, o veículo recebe o certificado de segurança veicular (CSV) e o selo GNV, para então ser regularizado no Detran, que inclui o tipo do combustível no documento. Todos os anos os veículos com GNV devem passar por inspeção para verificação do sistema. Quando aprovado, o proprietário do veículo recebe um novo selo GNV, de porte obrigatório.

Reportagem Ana Flavia Silva

Avatar

carolina.genez

Paraná tem frio ao amanhecer e possibilidade de geada

Paraná tem frio ao amanhecer e possibilidade de geada

Tempo fica firme, com sol predominando em todas as regiões

Consumo e porte de drogas no Paraná crescem em 50%

Consumo e porte de drogas no Paraná crescem em 50%

Curitiba lidera o número de ocorrências envolvendo uso e porte de drogas, com 3.369 registros

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Juiz do tribunal do júri ordenou intimação por WhatsApp, ao invés do sistema eletrônico

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Curitiba suspendeu a imunização para pessoas a partir de 12 anos