CuritibaServiços

Sem doses, vacinação de novos bebês contra Covid é interrompida

Vai ser mantida a campanha dos agendamentos, conforme estoque

 Sem doses, vacinação de novos bebês contra Covid é interrompida

Foto: Hully Paiva/SMCS

A partir desta sexta-feira (02), Curitiba suspende novos agendamentos para a vacinação contra covid-19 para os bebês menores de três anos, sem comorbidades. Vai ficar suspensa ainda a vacinação deste público por procura direta nos pontos de vacina. A decisão foi tomada por falta de envio de novas doses de Pfizer, exclusivas para a faixa etária abaixo dos três anos. A remessa é responsabilidade do Ministério da Saúde.

O município disse que vai manter os 300 agendamentos já programados para este grupo, via Central Saúde Já. Há duas semanas, Curitiba abriu a imunização de recém-nascidos a partir de seis meses até bebês de dois anos de vida, e que possuem comorbidades. A Prefeitura Municipal cita que a adesão deste público foi significativa. Sem o envio de mais doses da Pfizer, além da alta demanda, novos agendamentos e a vacinação por procura direta para os bebês sem comorbidades precisou ser suspensa.

LEIA TAMBÉM

A Secretária Municipal da Saúde, Beatriz Battistella, lamenta a necessidade de interromper o calendário, em Curitiba. Por enquanto, não há previsão para retomar novos agendamentos para a vacinação dos bebês menores de três anos, sem comorbidades.

A imunização do grupo com comorbidades contra a covid-19, entre seis meses e dois anos de idade, será mantida, enquanto durarem os estoques da Pfizer. São os bebês nascidos até 31 de dezembro de 2020. É preciso fazer o agendamento pela Central Saúde Já. O serviço funciona diariamente, das oito da manhã às oito da noite. O telefone é o 3350-9000.

Curitiba diz que cerca de mil e 300 bebês foram vacinados com a primeira dose, na faixa etária dos seis meses aos dois anos de idade. Outras quatro mil e novecentas vacinas da Pfizer, destinadas ao reforço dos bebês, permanecem reservadas.

FONTE: PMC

Avatar

Cleverson Bravo