Semana de Estudos do Café promove oficinas sobre a bebida em Curitiba

Apesar da crise financeira, o brasileiro não deixa de consumir café, tanto é que o País se mantém como o segundo maior mercado da bebida em todo o mundo. Foi pensando nisso que o Senac PR organizou uma programação com oficinas e mesas-redondas para abordar as técnicas de produção de um bom café. A Semana de Estudos do Café começa nesta terça-feira (25) e segue até sábado (29) no Paço da Liberdade, no centro da capital.

As atividades são todas gratuitas e são voltadas a profissionais e curiosos também. A assistente de gerência do café do Paço da Liberdade, Manoela Pizarro, explica que a intenção é divulgar as tendências de mercado e ensinar os diferentes métodos de extração para a produção de uma bebida mais elaborada mesmo dentro de casa.

A programação inclui diversos profissionais renomados e qualificados da área, que vão compartilhar experiências em workshops, aulas-show, mesas redondas e oficinas abordando métodos de preparo, evolução do consumo, receitas, harmonização entre outros temas.

Manoela Pizarro destaca que entre os assuntos está ainda a importância de saber escolher o melhor grão.

A assistente de gerência do Paço afirma que o mercado ainda carece de profissionais especializados. O próprio Senac PR oferece o curso de barista, que tem a duração de 3 meses e pode se tornar um bom negócio para quem pretende trabalhar na área da confeitaria por exemplo.

As inscrições para a programação da Semana de Estudos do Café devem ser feitas pelo 0800 643-6346. As vagas são limitadas. Todas as atividades estão listadas no site da BandNews FM. O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, perde apenas para os Estados Unidos.

O país consumiu 1,7 milhão de toneladas do produto no ano passado, segundo relatório da pesquisa Tendências do Mercado de Cafés, patrocinada pela Associação Brasileira da Indústria de Café. Conforme o relatório, o consumo da bebida no Brasil aumentou 3,5% em 2017 comparado ao ano anterior.

Programação:

25/09   

13h30 às 14h –  Abertura da Semana de Estudo e Pesquisa –  Senac Centro

13h30 às 16h – Workshop: Análise Sensorial – Senac Centro

16h às 17h30 – Workshop: Doces Clássicos com Café – Senac Centro

16h às 18h – Aula show: Métodos de preparo, experimentos e discussões – Café-Escola Paço da Liberdade

19h30 às 21h – Mesa redonda: Encontro de funcionários, alunos, ex-alunos e colaboradores – Café-Escola Paço da Liberdade

26/09

9h30 às 11h30 – Mesa redonda: Evolução de consumo – do tradicional ao especial – Café-Escola Paço da Liberdade

14h às 16h – Aula show: Latte Art – Café-Escola Paço da Liberdade

16h às 18h – Aula show: Processo de harmonização de café e coquetéis – Senac Centro

18h30 às 19h30 – Workshop: Teoria do Espresso – Café-Escola Paço da Liberdade

27/09

10h às 12h – Aula show: Cultura de consumo de café X barismo – Café-Escola Paço da Liberdade

13h às 15h – Aula show: Métodos de filtrados e Workshop: A importância da água para a qualidade da bebida – Senac Centro

16h às 18h – Mesa redonda: O mercado de cafés – Senac Centro

28/09

14h ás 16h – Workshop: Workflow – Café-Escola Paço da Liberdade

19h às 21h – Mesa redonda: Café – do produtor ao Barista e Oficina: Cupping com o produtor – Senac Centro

29/09

10h às 12h – Mesa redonda: A importância das competições no barismo – Senac Centro

14h às 16h –  Mesa redonda: Terceira onda do café em Curitiba  – Senac Centro

 

Reportagem: Juliana Goss

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*