COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Descontos variam de 10% até 70% nas lojas físicas e online

 Semana do Brasil deve aquecer vendas no varejo

Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Semana do Brasil ou Semana Verde e Amarela, que começou no último domingo e se estende até sábado, 10 de setembro, promete aquecer as vendas no varejo. Os comerciantes tanto de lojas físicas quanto online estão confiantes e prometem descontos que variam de 10% a 70%.

Vale lembrar que a Semana do Brasil foi criada em 2019 numa ação do Governo Federal com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo. O grande objetivo dessa semana de promoções é aquecer o mercado, gerando vendas em uma época do ano em que ocorre um consumo menor por parte dos clientes. Ou seja,

antecede as datas mais aguardadas pelos varejistas, que são o Dia das Crianças, a Black Friday e Natal.

Em anos anteriores, a Semana Verde e Amarela apresentou resultados positivos. A primeira edição ocorreu em 2019 e teve descontos que alcançaram até 80% em diversas categorias e registrou um aumento de 41% em relação as vendas em outros anos nessa época. Em 2020, primeiro ano da pandemia, o aumento foi de 23% em relação a 2019, chegando a um faturamento de mais de R$ 2 bilhões só em vendas online. Já em 2021, as vendas aumentaram 6,4%.

Os lojistas que estão aderindo a Semana do Brasil devem ficar atentos para não cometerem erros no momento de definir seus descontos.   

Por isso, nas divulgações, é importante avisar que a promoção é por tempo limitado e enquanto durar o estoque. Outro item importante é colocar a contagem regressiva para os descontos, ou avisar quando as mercadorias estão acabando.

Sim! É muito importante que os lojistas acompanhem os preços dos seus concorrentes. Isso pode ajudar a encontrar algumas possibilidades de novos descontos e se destacar da concorrência. Aliás, algumas empresas dão descontos muito maiores que os concorrentes em poucos produtos para usá-los como isca para atrair consumidores para a loja e incentivar a compra de outros produtos.

Agora, o que os lojistas realmente devem fazer, é trabalhar os descontos de maneira estratégica. Ou seja, para que a campanha tenha sucesso e não se transforme em prejuízo, é fundamental analisar como está a saúde financeira do negócio e planejar detalhadamente como serão os descontos.

Para conceder descontos, os lojistas devem considerar sua margem de lucro, conferir quais são os produtos que estão parados no estoque há muito tempo e estudar como está o fluxo de caixa da sua empresa. Tudo isso pode ajudar a traçar planos mais assertivos de promoções e obter sucesso nas vendas.

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin