Sensor infravermelho localiza mulher com deficiência intelectual e visual. VÍDEO
Ela tinha saído para colher milho, no domingo (16), e não tinha mais sido vista
Uma mulher com deficiência intelectual e visual foi encontrada, em Guaíra, na região Oeste do Paraná, mais de 24 horas depois de ter desaparecido. Ela foi localizada agachada em um matagal, nesta segunda-feira (17). A mulher tinha saído de casa para colher milho, na manhã de domingo (16), e não tinha mais sido vista.
Durante o socorro, a Polícia Militar (PMPR) usou sensores infravermelhos, que identifica pessoas, objetos ou animais a partir das diferenças de calor entre eles e o ambiente. A tecnologia está instalada no helicóptero Falcão 13, do Batalhão de Operações Aéreas da PMPR, e auxilia em buscas em áreas de difícil visibilidade a olho nu.
ASSISTA O VÍDEO
LEIA TAMBÉM
Mesmo à distância, os policiais conseguiram identificar, por meio das imagens térmicas, o ponto exato em que a vítima estava. A partir das imagens, bombeiros foram deslocados ao local para resgatar e amparar a mulher, que foi socorrida.
Entre as tecnologias disponíveis nos helicópteros da PM do Paraná está o sistema MX-10. Ele fornece as imagens térmicas em alta resolução e zoom óptico, que permite identificar alvos a 15 quilômetros de distância. As aeronaves também contam com óculos de visão noturna.
Foto: PMPR
Informações: Cleverson Bravo