Série Especial: “Transporte de Cargas no Paraná”

A BandNews FM Curitiba faz uma série especial de reportagens sobre o transporte de cargas no Paraná. Tudo que chega até você sai da indústria e passa pelos caminhões, ferrovias, portos e aviões. A série é de Lorena Pelanda.

Reportagem 01 – Transporte rodoviário

O transporte de cargas movimenta as estradas, os portos, as ferrovias e os aeroportos do país. O Paraná tem o segundo maior fluxo de caminhões carregados com produtos, depois de São Paulo.

(Foto: divulgação/Aen)


Reportagem 02 – Transporte ferroviário

Há 134 anos as principais mercadorias comercializadas no Paraná passam pelos trilhos que levam até o Porto de Paranaguá. O modal é considerado o mais econômico. Nas locomotivas estão grãos, como soja e milho, além de produtos industriais.

Foto: Jaelson Lucas/ANPr


Reportagem 03 – Transporte portuário

O Porto de Paranaguá é um dos maiores da América do Sul. O terminal atua principalmente na exportação de grãos. Só neste ano, mais de sete milhões de toneladas de cargas foram movimentadas no terminal.

Foto: Arquivo APPA / IvanBueno


Reportagem 04 – Transporte aéreo

Mais de vinte mil toneladas de cargas são movimentadas em aviões no Paraná anualmente. O modal ainda é pouco aproveitado, principalmente pelo alto custo.

(Foto: divulgação/INFRAERO)