PolíticaGeral

Serra do Mar: Onças-pintadas e filhotes fotografados na região

Espécie chegou a ser considerada extinta na área; foram identificados pelo menos 7 indivíduos

 Serra do Mar: Onças-pintadas e filhotes fotografados na região

Foto: Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar/Fundação Grupo Boticário

Já são sete as onças-pintadas identificadas por pesquisadores do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar. A espécie, que chegou a ser considerada extinta na região, começou a aparecer em armadilhas fotográficas em setembro de 2018. Nos últimos meses, além de animais adultos foram registrados também filhotes. “Na Serra do Mar [paranaense], esses animais encontraram refúgio em áreas montanhosas, mais remotas e com difícil acesso para humanos, fator que talvez tenha contribuído para que esses felinos ficassem tanto tempo sem serem registrados”, avalia o pesquisador e coordenador técnico do programa, Roberto Fusco.

As onças flagradas pelas armadilhas fotográficas estão em uma área florestal extensa e devem ter se deslocado para o local principalmente por conta da caça, desmatamento e extração de palmito. A confirmação da presença das onças-pintadas coloca a região no bloco de áreas prioritárias para conservação da espécie na Mata Atlântica. 

“Uma vez que essa região é contínua a uma outra área prioritária já existente na Serra do Mar paulista, propomos uma expansão de 5.715 quilômetros quadrados a sul, o que torna o grande bloco de floresta da Serra do Mar paranaense e paulista a maior área prioritária para a conservação da onça-pintada na Mata Atlântica, totalizando 19.262 quilômetros quadrados”, diz Fusco.

Segundo o pesquisador, é necessária a redução da caça sobre presas da espécie e a educação para a convivência de humanos e felinos. O Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar é apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o WWF-Brasil.

Amanda Yargas com informações da Agência Brasil

Avatar

amanda.yargas

Acidente com caminhonete deixa dois feridos na BR-376

Acidente com caminhonete deixa dois feridos na BR-376

Dois veículos de carga e dois veículos de passeio se envolveram no acidente

Paraná tem frio ao amanhecer e possibilidade de geada

Paraná tem frio ao amanhecer e possibilidade de geada

Tempo fica firme, com sol predominando em todas as regiões

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57