Curitiba

‘Serraria’ Alto-Astral: uma peça fora dos padrões

Grupo Os Barbacas fez única apresentação, mas tem outro espetáculo na programação

 ‘Serraria’ Alto-Astral: uma peça fora dos padrões

Foto: Vanessa Nogueira

Sem falas, mas não é mímica. Assim é a peça Serraria, que foi encenada no Espaço Fantástico das Artes, no bairro São Francisco, na noite de 1º de abril. A rotina de Tchonsky (Elder Antonio Kloster), Pituxo (Alan Cesar Labuta) e Loro (Lourenildo Leite Macedo) é apresentada durante os 50 minutos da montagem produzida pelo grupo Os Barbacas, em única apresentação no Festival de Curitiba.

Com malabarismos e brincadeiras, a peça seguiu um caminho fora de padrões. Nenhum dos três atores foi protagonista e a interpretação por gestos e expressões faciais foi o suficiente para entender o que estava acontecendo o tempo inteiro, no cenário da serraria.

“Foi a primeira apresentação de palco para nós. É mágico, um mix de sensações, tanto pelo Festival [de Curitiba] estar retornando, quanto pelo grupo [Os Barbacas] voltar”, comentou Loro Macedo. O grupo curitibano foi criado em 2018, unindo os artistas que até então faziam apresentações individuais. “Poder estar voltando agora e fazer essa reconexão que é o tema da amostra, e poder rever todos os artistas, palhaços, tem um significado muito grande”, complementa Alan Cesar.

Serraria teve ingressos esgotados

A peça não faz parte da mostra principal do evento, mas os ingressos esgotaram. “É que cada um tem uma bolha. Nós avisamos amigos e esses amigos avisam outros amigos. Então acaba chegando muita gente interessada”, explica Elder Kloster.

Além de afastá-los dos palcos, a pandemia também foi responsável por levar um integrante da trupe. Em 2020, por complicações da Covid-19, faleceu Marcos Gabriel Freitas, de 38 anos, que interpretava o palhaço Fidalgo. “Eu acho que nós não podemos nos esquecer dele”, destacou Alan Cesar, externando o sentimento também dos colegas.

Os Barbacas farão também uma apresentação no Festival na Rua. ‘O Melhor Espetáculo de Hoje’ será no dia 05/04, na Boca Maldita, às 17 horas.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Vanessa Nogueira.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.