Curitiba

‘Serraria’ Alto-Astral: uma peça fora dos padrões

Grupo Os Barbacas fez única apresentação, mas tem outro espetáculo na programação

 ‘Serraria’ Alto-Astral: uma peça fora dos padrões

Foto: Vanessa Nogueira

Sem falas, mas não é mímica. Assim é a peça Serraria, que foi encenada no Espaço Fantástico das Artes, no bairro São Francisco, na noite de 1º de abril. A rotina de Tchonsky (Elder Antonio Kloster), Pituxo (Alan Cesar Labuta) e Loro (Lourenildo Leite Macedo) é apresentada durante os 50 minutos da montagem produzida pelo grupo Os Barbacas, em única apresentação no Festival de Curitiba.

Com malabarismos e brincadeiras, a peça seguiu um caminho fora de padrões. Nenhum dos três atores foi protagonista e a interpretação por gestos e expressões faciais foi o suficiente para entender o que estava acontecendo o tempo inteiro, no cenário da serraria.

“Foi a primeira apresentação de palco para nós. É mágico, um mix de sensações, tanto pelo Festival [de Curitiba] estar retornando, quanto pelo grupo [Os Barbacas] voltar”, comentou Loro Macedo. O grupo curitibano foi criado em 2018, unindo os artistas que até então faziam apresentações individuais. “Poder estar voltando agora e fazer essa reconexão que é o tema da amostra, e poder rever todos os artistas, palhaços, tem um significado muito grande”, complementa Alan Cesar.

Serraria teve ingressos esgotados

A peça não faz parte da mostra principal do evento, mas os ingressos esgotaram. “É que cada um tem uma bolha. Nós avisamos amigos e esses amigos avisam outros amigos. Então acaba chegando muita gente interessada”, explica Elder Kloster.

Além de afastá-los dos palcos, a pandemia também foi responsável por levar um integrante da trupe. Em 2020, por complicações da Covid-19, faleceu Marcos Gabriel Freitas, de 38 anos, que interpretava o palhaço Fidalgo. “Eu acho que nós não podemos nos esquecer dele”, destacou Alan Cesar, externando o sentimento também dos colegas.

Os Barbacas farão também uma apresentação no Festival na Rua. ‘O Melhor Espetáculo de Hoje’ será no dia 05/04, na Boca Maldita, às 17 horas.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Vanessa Nogueira.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais