ParanáGeral

Serviço de enfermagem no Complexo Médico Penal é interditado

Interdição em Pinhais foi decretada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná devido a irregularidades

 Serviço de enfermagem no Complexo Médico Penal é interditado

Foto: Divulgação/SESP

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná decretou a interdição ética do serviço de enfermagem do Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o Departamento de Fiscalização (Defis), o serviço de saúde apresentou diversas irregularidades. O Coren PR instaurou uma comissão para avaliar todo o processo e, após análise, o plenário decidiu pela interdição ética do serviço de enfermagem devido aos riscos no atendimento à população encarcerada e também aos próprios profissionais de enfermagem. O Conselho aguardará que a instituição providencie a regularização das situações listadas para que a desinterdição aconteça.

Com a medida em vigor, ficam proibidas as atividades de enfermagem e entrada de novos detentos no local. É o que detalha a presidente do Coren, Rita Sandra Franz.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) esclarecem que “diversas melhorias físicas foram realizadas na unidade penal”, como a reforma e readequação dos espaços de saúde. Entre elas, a ampliação do posto de enfermagem e a instalação de salas de esterilização e expurgo. Há também um protocolo para reforma completa de quatro galerias. A interdição afeta apenas novos internamentos a partir de 05/07/2022. Os presos que se encontram no CMP continuarão a receber atendimento médico no local. A área que corresponde à custódia de presos também não será afetada.

Até que a situação seja regularizada, os presos que estão em unidades prisionais que necessitarem de atendimento, serão encaminhados à rede pública de saúde, como já ocorre hoje nos casos de urgência e emergência. Além disso, há um Processo Seletivo Simplificado (PSS), para suprir, de forma emergencial, a demanda de pessoal, com a contratação de 100 técnicos de enfermagem e 20 enfermeiros. A previsão é de que o início das atividades aconteça no mês de agosto.

Avatar

felipe.costa

MP denuncia homem que incendiou colégio por ciúmes

MP denuncia homem que incendiou colégio por ciúmes

Rapaz foi flagrado comprando gasolina momentos antes do crime

Paraná é o quarto estado menos desigual do Brasil

Paraná é o quarto estado menos desigual do Brasil

Apesar das melhoras, a desigualdade permaneceu acentuada no país