ParanáServiços

Serviços, turismo e indústria paranaense crescem acima da média brasileira

Os avanços econômicos e sociais do Paraná foram destaque de encontro entre governador e empresários

 Serviços, turismo e indústria paranaense crescem acima da média brasileira

Foto: Divulgação/Construtora Equilíbrio

Os avanços econômicos e sociais do Paraná foram destaque em um encontro entre o governador Ratinho Junior e empresários paranaenses de diversos setores. O estado registrou um crescimento de 5,8% no PIB em 2023, o dobro da média nacional. O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central, teve crescimento de 8,3%. O resultado superou estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Setores como indústria (+3,5%), turismo (+6,9%) e serviços (+7,4%) também tiveram crescimento acima da média brasileira. O diretor de Produto e Estratégia e enólogo da Zanlorenzi Bebidas, Mateus Poggere, explica que o encontro realizado nesta segunda-feira (23) teve como foco analisar os resultados obtidos e discutir estratégias para que todos os setores da economia possam se manter crescendo.

LEIA MAIS

No mercado há 82 anos, a Zanlorenzi é uma das maiores indústrias de bebidas do Brasil. Localizada em Campo Largo, na região metropolitana, a empresa fabrica sete marcas de bebidas como vinhos, espumantes, sucos e chás. Entre 2023 e 2024, a empresa ampliou o quadro de colaboradores em 30%, chegando a 450 funcionários. Em termos financeiros, a expectativa é crescer 15% em 2024. Para isso, a aposta é investir em novas tecnologias e lançamento de produtos mais saudáveis.

Outro setor que tem se destacado no Paraná é o do agronegócio, especialmente nas exportações. Em 2023, os produtos do agro chegaram a 172 destinos internacionais, gerando um recorde de US$ 25,2 bilhões (R$ 136,95 bi) movimentados.

Informação: Vanessa Fontanella

Avatar

felipe.lunardi

Endividamento tem queda no Paraná em setembro

Endividamento tem queda no Paraná em setembro

A inadimplência se manteve estável, representando 90,7% das famílias

Seed publica normas de proibição de celulares nas escolas; entenda

Seed publica normas de proibição de celulares nas escolas; entenda

Aparelhos não podem ser usados para fins pessoais durante horário letivo