Servidores da Cohab entram em greve por atraso nos salários

 Servidores da Cohab entram em greve por atraso nos salários

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

Servidores da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, a Cohab, entraram em greve hoje (11), para cobrar o pagamento de salários atrasados. Desde junho de 2017, o pagamento ocorreu em dia apenas em dois meses. A previsão legal é de que os salários devem ser depositados no último dia útil de cada mês.

No entanto, segundo o sindicato dos servidores, a média de atraso tem sido de 10 dias. No caso dos vencimentos referentes a maio, não foram pagos até agora. A decisão da greve foi tomada em assembleia geral dos funcionários, na última sexta-feira (8). Os trabalhadores pretendem seguir paralisação até que os salários sejam pagos. A mobilização é resultado da ação conjunta de quatro sindicatos.

Por meio de nota, a prefeitura afirma que os atrasos ocorrem por um problema operacional. Por isso, o pagamento do salário dos funcionários da Cohab, empresa da administração indireta do município, não ocorreu na última sexta-feira, quinto dia útil do mês. Os sindicatos ressaltam que a cláusula quinta do Acordo Coletivo de Trabalho indica que o pagamento deve ser no último dia útil de cada mês, portanto, estaria 11 dias atrasado hoje (11). Segundo a prefeitura, o pagamento será efetivado no começo desta semana. A prefeitura afirma que os outros benefícios, como o vale-refeição e plano de saúde, estão em dia.

Atualmente, há 51 mil pessoas inscritas na fila da Cohab, pelo acesso à casa própria. A Companhia é responsável pela construção de cerca de 700 empreendimentos habitacionais populares, em 40 dos 75 bairros de Curitiba. No total, ao longo de 53 anos de criação do órgão, 139 habitações foram construídas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem