Servidores de Guaratuba que usavam câmeras de monitoramento para filmar mulheres são demitidos

 Servidores de Guaratuba que usavam câmeras de monitoramento para filmar mulheres são demitidos

(Foto: reprodução/Google Street View)

Os quatro servidores da Prefeitura de Guaratuba que usavam as câmeras de monitoramento da cidade para filmar mulheres foram exonerados. A demissão dos funcionários envolvidos foi publicada na edição de ontem (quinta, 05) do Diário Oficial do Município (DOM). Por meio de nota, a prefeitura afirma que o relatório final da comissão de Processo Disciplinar aponta que os funcionários demitidos utilizaram o sistema de monitoramento para efetuar as captações indevidas.

A nota da prefeitura também esclarece que as investigações ainda não foram concluídas. Novos fatos surgiram em meio às investigações iniciais e uma portaria foi publicada para a criação de outra sindicância. Depois de constatar as irregularidades e desligar os servidores envolvidos na gravação, o Executivo agora apura as responsabilidades dos funcionários que extraíram e divulgaram as imagens sem autorização, expondo as mulheres vítimas.

O caso veio à tona em novembro do ano passado, quando servidores foram buscar imagens de um garoto de 13 anos que havia sumido no mar. Ao acessarem os arquivos, os funcionários se depararam com as cenas escandalosas. Em vez de monitorar a movimentação e a segurança da orla, as câmeras estavam sendo usadas para flagrar mulheres em roupas de banho. Sem pudor, os agora ex-funcionários da prefeitura ainda aproximavam as imagens para filmar em close o corpo das vítimas. Entre as mulheres espiadas pelos homens estavam adolescentes.

Durante a sindicância, descobriu-se que ao menos 10 câmeras foram usadas de forma indevida. As imagens foram gravadas em pelo menos três pontos turísticos de Guaratuba, além da Praia Central. Até mesmo uma mulher que estava hospedada em um hotel da Avenida Beira-Mar não escapou da ação dos contraventores.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem