Servidores do INSS não entram em acordo com governo e greve continua

Foto: Reprodução Blog da Previdência Social
Foto: Reprodução Blog da Previdência Social

O sindicato dos funcionários do INSS espera que adesão à greve cresça nesta quarta-feira. Nesta terça-feira (07), primeiro dia de paralisação, 50 das 73 agências do INSS do Paraná ficaram fechadas. Na maioria das agências apenas as perícias médicas são realizadas normalmente. Isso porque os médicos não fazem parte da categoria em greve. Nesta Terça a categoria se reuniu, em Brasília, com o governo federal e outros movimentos grevistas, mas, apesar de as negociações acontecerem, por enquanto, não há acordo. Os servidores afirmam que os 21% oferecidos pelo governo, parcelados em quatro anos, não representam aumento nos salários. É o que explica o diretor jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Paraná (SindPrevs), Nelson Marinaski.

Mas o reajuste salarial não é a única pauta da categoria. Os grevistas reivindicam mais contratações e melhores condições de salário. De acordo com o diretor do sindicato, esta medida ajudaria a reduzir a espera por atendimento e a demora nos processos.

Por meio de nota, o Ministério da Previdência Social afirma que mantém as portas abertas às entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos. Segundo levantamento do Ministério, pouco menos de 30% das agências do Brasil tiveram o atendimento prejudicado. A paralisação da categoria é por tempo indeterminado e quem tinha horário agendado para dar entrada em processos de aposentadoria ou outros benefícios, vai ter que remarcar, pelos canais de atendimento pela internet ou pelo telefone 135. O sindicato afirma que o atendimento por estes canais não é prejudicado pela paralisação. Em algumas regiões, quem procura agendar um horário no INSS hoje, só consegue para setembro deste ano. Curitiba e a Região Metropolitana têm pelo menos 800 servidores federais ligados ao INSS. Ao todo, agências do INSS de 31 cidades do Paraná são afetadas pela paralisação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.