Servidores municipais anunciam greve para segunda-feira (7) em Araucária

 Servidores municipais anunciam greve para segunda-feira (7) em Araucária
Foto: divulgação/Sifar

Em protesto a melhores condições salariais, os servidores públicos de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, entram em greve a partir da próxima segunda-feira (7). Os funcionários pedem recomposição salarial de 18%, além de reajuste no vale-alimentação de R$ 520 para R$ 800.

Segundo o Sindicato dos Servidores de Araucária (SIFAR), a paralisação foi decidida em assembleia, após repetidas negociações com a prefeitura serem canceladas. A entidade denuncia que os servidores estão com o salário e o vale-alimentação congelados enquanto teriam sido criados 95 novos cargos comissionados. Ainda de acordo com o SIFAR, a última recomposição salarial aconteceu em junho de 2019. Na época foram incorporados aos salários pouco mais de 5% da inflação do período.

Em nota, a Prefeitura de Araucária informou que foi agendada reunião com os sindicatos dos servidores públicos para o dia 15 de março, a fim de avaliar uma possível negociação. Além disso, a Prefeitura diz que se pautou na legislação para não conceder reajuste ou reposição ao funcionalismo em meio à pandemia.

Com relação aos cargos comissionados, a Prefeitura informou que a atual gestão reduziu o número de cargos no início do mandato anterior e recentemente realizou o incremento de pouco mais de 90 cargos, porém, com um total menor do que em gestões passadas.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem