ParanáGeral

Sesa confirma segundo caso de varíola do macaco no Paraná

Os pacientes estão sendo monitorados e cumprem isolamento em casa

 Sesa confirma segundo caso de varíola do macaco no Paraná

Foto: Pixnio – vírus da varíola dos macacos

Foi confirmado o segundo caso de varíola do macaco (monkeypox) no Paraná. O paciente, um homem de 27 anos, é de Curitiba e tem histórico de viagem recente para a Europa. No domingo, outro homem de 31 anos, também de Curitiba, teve diagnóstico confirmado para a doença. Ele havia viajado para São Paulo entre 16 e 18 de junho. Os pacientes estão sendo monitorados e cumprem isolamento em casa. Os contatos diretos deles também são acompanhados e orientados para evitar que a infecção se torne um surto. A monkeypox é uma zoonose. A transmissão de pessoa para pessoa acontece principalmente pela pele, quando existe o contato direto com as secreções das bolhas e feridas. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados ou por secreções respiratórias liberadas ao tossir ou espirrar. O principal sintoma que caracteriza a doença, segundo a infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, Camila Ahrens, são as lesões de pele.

A coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção e Imunizações do Hospital Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino, explica que em geral a varíola do macaco não evolui para casos de maior gravidade, mas o que preocupa é a dificuldade para o diagnóstico, tendo em vista que o período de incubação é longo e as primeiras erupções são discretas.

O que preocupa médicos de todo o mundo e a Organização Mundial da Saúde é o aumento rápido no número de casos e a possibilidade de termos uma nova pandemia. Por isso a orientação é que todos se mantenham alertas.

Em todo o mundo, a OMS confirma mais de 6 mil diagnósticos da doença em 58 países. No Brasil, o Ministério da Saúde confirma cerca de 80 casos. Além das medidas preventivas, a infectologista Camila Ahrens considera imprescindível que o país se prepare para evitar o avanço da doença.

No Paraná outros dois casos suspeitos são investigados. São dois homens, um de Londrina e outro de Cascavel, ambos com histórico de viagens. Os testes para detecção da doença foram encaminhados para análise em um laboratório de São Paulo. 

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666