Sesa faz alerta sobre a importância da imunização no Dia Mundial da Vacinação

 Sesa faz alerta sobre a importância da imunização no Dia Mundial da Vacinação

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Hoje (17) é o Dia Mundial da Vacinação e, para reforçar a importância da imunização para a saúde pública, o Paraná faz um alerta. O Brasil é hoje uma referência mundial em proteção contra doenças devido ao programa de distribuição gratuita de doses à população, mas isso pode mudar mais cedo do que se imagina.

Os episódios recentes de fake news, principalmente em relação às vacinas contra o sarampo e a poliomielite, produziram uma baixa cobertura como há muito não se via. Diante disso, o período de campanha teve que ser estendido no país para que a meta da Organização Mundial da Saúde fosse atingida.

No Paraná, muito embora o problema tenha sido menor do que em outras regiões brasileiras, a preocupação foi e é a mesma, tanto que governo decidiu lançar mão da lei para garantir, ao menos, a imunização das crianças. É o que explica o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

O secretário enfatiza que tanto a proliferação de notícias falsas quanto a equivocada sensação de segurança que algumas pessoas têm por não enfrentarem mais determinadas doenças na família representam um risco incalculável para as futuras gerações. Em outras palavras, é preciso ter consciência.

O Brasil ultrapassou a meta de imunização de 95% das crianças de um a menos de cinco anos de idade contra a pólio e o sarampo há cerca de um mês. No Paraná, de acordo com o Ministério da Saúde, o percentual ficou em 96,9% e 96%, respectivamente.

Os dados foram divulgados em 17 de setembro, três dias depois do fim da Campanha Nacional de Vacinação, mas o país continua registrando casos de sarampo. A informação mais recente, de quase 10 dias atrás, é a de que já são 2.044 episódios confirmados, todos importados, com a maior concentração no Amazonas e Roraima. No sul, o Rio Grande do Sul é o estado que mais preocupa; já são 36 casos por lá.

Também hoje, o Programa Nacional de Imunização, que universalizou o acesso da população às doses de vacina, completa 45 anos. Lembrando que, tal como as crianças, os adolescentes, jovens, adultos e idosos também precisam e devem ser protegidos conforme o calendário vacinal e também seguindo as iniciativas pontuais promovidas pelo Poder Público.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem