ParanáGeral

Sessenta toneladas de pneus são recicladas em Piraquara

Carregamento tem origem de Manaus (AM)

 Sessenta toneladas de pneus são recicladas em Piraquara

Foto: Magda Ehlers/ Pexels

Um carregamento com 60 toneladas de pneus que não podem ser reutilizados começa a ser reciclado nesta quinta-feira (20) em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os materiais vieram de Manaus (AM) para uma destinação adequada.

Esta é a segunda carga de pneus velhos retirados da capital amazonense para reciclagem no Paraná que foi viabilizada por iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus inservíveis (Abrerpi) em parceria com a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip).

Veja mais:

Em julho deste ano, três contêineres com 45 toneladas de pneus foram reciclados. Agora com mais quatro contêineres (60 toneladas) já são 105 toneladas de pneus que estavam jogados nas ruas de Manaus e na periferia (em área de Floresta Amazônica) que têm uma destinação adequada.

O presidente da Abidip, Ricardo Alípio, explica que a iniciativa procura mobilizar o Poder Público e a sociedade para ajudar a encontrar uma solução definitiva para as regiões que ainda não contam com uma indústria de reciclagem nas proximidades, como a Amazônica.

De acordo com a Abrerpi, a reciclagem de pneumáticos é uma atividade de alto custo, de forma que, longas distâncias entre os pontos de coleta e de destinação final inviabilizam a operação. Em regiões onde não existem cimenteiras que consomem a maior parte da produção das recicladoras, segundo a Abrerpi, a alternativa é criar incentivos fiscais para a atividade e leis que obriguem a utilização do asfalto-borracha em obras públicas. O presidente da Abrerpi, Joel Custodio, destaca que a função social da mobilização.

Esta segunda fase da operação em Manaus e foi subsidiada pela Movvi Logística, GF Pneus, Yaro Pneus e Grupo Cantu Store, empresas ligadas à Abidip, que já cumprem suas obrigações legais e ainda mantém programas permanentes de responsabilidade ambiental

Reportagem por Leonardo Gomes

Avatar

jully.mendes

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades

Novo pedágio deixa a tarifa de ônibus intermunicipal mais cara

Novo pedágio deixa a tarifa de ônibus intermunicipal mais cara

Reajuste está em vigor desde sábado (23), quando iniciaram as cobranças nas praças