Setembro Amarelo é o mês de conscientização e prevenção a valorização da vida

 Setembro Amarelo é o mês de conscientização e prevenção a valorização da vida

(Foto: divulgação/CVV)

O Setembro Amarelo é o mês de conscientização e prevenção a valorização da vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens com idade de 15 a 29 anos. Já em torno de 800 mil pessoas morrem por suicídio, todos os anos.

O Setembro Amarelo surgiu com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem tinha um Mustang 68 que ele tinha pintado de amarelo. Em 1994, com 17 anos, ele cometeu suicídio. No funeral, os amigos prepararam uma cesta com cartões e fitas amarelas escritas “se precisar, peça ajuda”. A ação começou a se propagar em todo o mundo. Dessa forma, a fita amarela se tornou um símbolo do programa que ajuda pessoas que têm pensamentos suicidas.

O psiquiatra, Sivan Mauer, afirma que a maioria das pessoas que cometem suicídio estavam doentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O especialista destaca a importância de discutir o assunto, neste mês.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) ajuda no apoio emocional e na prevenção do suicídio. Eles atendem de forma voluntária e gratuita. As conversas são sigilosas e podem ser feitas pelo e-mail, telefone 188 e chat 24 horas, todos os dias. Para mais informações, acesse www.cvv.org.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem