COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Para abrir um negócio do ramo é preciso planejamento e conhecer o mercado

 Setor de franquias atrai atenção de muitos empreendedores

Imagem: Pixabay

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta como nestes últimos anos. Muitos trabalhadores que perderam seus empregos foram em busca de alternativas para criar o seu próprio negócio. E mesmo lojistas já estabelecidos, estão em busca da diversificação de suas atividades. Nesse sentido, as franquias têm se apresentado como uma boa opção.

Só no primeiro trimestre deste ano, o setor de franquias apresentou crescimento de 8,8% em relação a 2021, de acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising. E no ano passado, mesmo com as incertezas da pandemia, o faturamento do setor de franquias aumentou mais de 10%. 

Agora, para quem quer ter uma franquia, é preciso muito planejamento, fazer análises do mercado, do investimento necessário, da demanda do público e também do segmento que deseja trabalhar. Também é importante contar com a ajuda de especialistas. Dessa maneira, as chances de sucesso do negócio serão bem maiores.

Em relação a um negócio que está começando do zero, abrir uma franquia oferece alguns benefícios. Porém, é importante levar em conta que grande parte do sucesso se deve ao alinhamento da visão do investidor e de seus propósitos com o negócio.

Agora, um dos benefícios de ser um franqueado é a possibilidade de ter um investimento flexível. Ou seja, o valor e os modelos de negócio podem variar de franquia para franquia. Por exemplo, com uma determinada quantia em dinheiro, o franqueado tem diversas opções de mercado para investir, podendo escolher qual é o mais compatível com o que está buscando.

Outros benefícios são o suporte técnico e de conhecimento que recebe da franquia, além de poder contar com um modelo de negócio consolidado.

A Associação Brasileira de Franchising prevê para este ano um crescimento de 5% no número de redes de franquias e um aumento de 7% em unidades, com a abertura de mais de 180 mil novas unidades franqueadas em todo país. Para o empreendedor que deseja abrir uma franquia é importante seguir alguns passos, que farão total diferença na trajetória de franqueado. O primeiro passo é analisar se tem um perfil para abrir uma franquia. É preciso estar disposto a enfrentar diversos processos como o treinamento de funcionários, implantação da franquia no local escolhido, lidar com fornecedores, entre outras tarefas. Além disso, é preciso criar um planejamento adequado de todo o investimento necessário para não haver riscos de inadimplência no futuro.

Outro passo importante é escolher o tipo de franquia.  O segmento de alimentação é um dos que mais ganha destaque por causa das grandes redes de fast-food e também por oferecer facilidade para o público que não tem muito tempo para cozinhar em casa. Mas outros setores como o de saúde, comunicação, informática, eletrônicos e serviços também são boas opções para se investir no modelo de franquias.

Na parte financeira é importante verificar a disponibilidade financeira e fazeruma análise criteriosa sobre todos os gastos que terá com a franquia.

Por fim, mais do que entender da sua própria empresa, o franqueado também precisa conhecer os seus concorrentes, seus pontos fracos e pontos fortes. Além disso, é preciso saber quais são as vantagens em relação aos concorrentes e quais os pontos que precisa melhorar.

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin