COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Brasil é quarto maior mercado consumidor do mundo em produtos de beleza

 Setor de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria segue em alta

Foto: reprodução

Entre os setores que cresceram mesmo em meio à crise sanitária, está o de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O Brasil hoje é o quarto maior mercado consumidor do mundo de produtos de higiene pessoal e beleza, com um faturamento anual de quase US$ 23 bilhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Outro dado que chama a atenção entre os indicadores, é que somos o segundo maior mercado no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente e também o segundo maior mercado em fragrâncias, produtos masculinos e desodorantes.

E para apresentar as novidades e lançamentos para as indústrias do setor, está sendo realizada nesta quarta e quinta-feira, a maior feira de matérias-primas para cosméticos da América Latina. Eu conversei com o diretor da in-cosmetics Latin America, o executivo Daniel Zanetti, e ele me disse que este evento será uma grande oportunidade para conectar os principais fornecedores de matérias-primas, fragrâncias, equipamentos de laboratório, testes e soluções regulatórias do mundo todo com fabricantes de cosméticos brasileiros, oferecendo as melhores oportunidades de negócios e networking para toda a comunidade da indústria latino-americana.

Daniel Zanetti me contou que esta feira é um retrato do que acontece no mercado. Só para se ter uma ideia, participam do evento 160 marcas brasileiras e internacionais, que estão ocupando os 11 mil metros quadrados do Expo Centro Norte. Estas indústrias de matéria-prima estão trazendo o que há de mais inovador no mercado e que em breve será levado aos consumidores finais.

E para atender um público que vem aumentando, também o número de indústrias vem crescendo. No ano passado, houve um crescimento de 5,4% em relação a 2020. E aqui vale destacar que este foi exatamente os dois anos de pandemia. Estão em atuação em todo o Brasil 3.372 indústrias de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, que geram 6 milhões de empregos. Desde total, 259 indústrias são aqui do Paraná.  

Confira a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin