Setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba completa 10 anos

 Setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba completa 10 anos

Foto: Luiz Costa /SMCS

Foto: divulgação/ Prefeitura de Curitiba

O setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba completa 10 anos nesta semana. A oferta de produtos é cada vez maior o que corresponde a grande procura por itens livres de agrotóxicos. Somente no ano passado, o crescimento da área em todo o País foi de 30%, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável.

O mercado de orgânicos na capital foi o primeiro no Brasil e hoje oferece mais de 3000 itens, entre frutas e verduras, grãos, carnes, bebidas e cosméticos. O secretário Municipal de Abastecimento, Luiz Gusi, destaca que a estrutura tem criado novas oportunidades para os produtores e disponibilizado opções variadas aos consumidores.

As vendas no setor já representam R$ 3 bilhões de reais ao ano em todo o País. Na avaliação do secretário, devido à grande procura pelos orgânicos, os preços dos produtos têm se tornado cada vez mais competitivos.

Toda cadeia produtiva do orgânico é sustentável. A principal característica é a não utilização de agrotóxicos ou insumos químicos. Porém, além disso, os itens têm a intenção de gerar sustentabilidade econômica e ecológica, envolvem a proteção ao meio ambiente e englobam uma série de benefícios sociais.

Para quem ainda não conhece, o setor de orgânicos funciona no mesmo horário do Mercado Municipal e além das lojas, tem ainda restaurante e também dois cafés com doces e salgados orgânicos. Mais informações estão no site: mercadomunicipaldecuritiba.com.br.

Reportagem: Juliana Goss

Foto: Luiz Costa /SMCS
Foto: Luiz Costa /SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem