Simepar estuda fenômeno que atingiu Itaperuçu

 Simepar estuda fenômeno que atingiu Itaperuçu

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Ainda não há definição sobre qual evento meteorológico ocorreu em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, neste fim de semana. Profissionais do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR) estudam todas as características dos ventos que atingiram a cidade e chegaram a 100 quilômetros por hora. É o que explica o meteorologista Fernando Mendes.

Inicialmente, a possibilidade de ter ocorrido um tornado havia sido descartada pelo Instituto. No entanto, Fernando afirma que ainda não há como determinar especificamente o que ocorreu. Entre as possibilidades está também a de micro explosão – que é uma rajada de vento que se descarrega em linha reta em direção ao solo, como uma coluna de ar, e se espalha pela superfície ao tocar o chão.

Para se ter uma ideia: é como virar um copo de água: ela vai se espalhar e tomar todas as áreas livres. Só que no caso da micro explosão isso ocorre com ventos fortes, que podem ser acompanhados de granizo e água.

Nesta segunda-feira, a previsão é que Itaperuçu tenha tempo estável, com baixa probabilidade de chuva, mas temperaturas mais amenas, entre 13 e 22 graus. Fernando não descarta ainda a possibilidade de novos temporais nos próximos dias – característica da região sul do país.

O vendaval atingiu mais de 500 casas no município. Quatro pessoas morreram, sendo dois adolescentes, de 14 e 17 anos, devido ao desabamento de um muro, e duas idosas por casos clínicos – as mulheres entraram em pânico no momento do temporal e enfartaram.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.