PolíticaGeral

Sindicância sobre e-mail racista recebido por Renato Freitas é concluída

De acordo com verificação ficou comprovado que a mensagem teve origem em um servidor externo

 Sindicância sobre e-mail racista recebido por Renato Freitas é concluída

Foto: Reprodução.

Foi concluída pela Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba a sindicância que apurava a origem de um e-mail de teor racista que teria sido encaminhado do endereço eletrônico do vereador Sidnei Toaldo para o vereador Renato Freitas e outros parlamentares. De acordo com verificação feita pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), ficou comprovado que a mensagem teve origem em um servidor externo, de envio de e-mail anônimos, localizado na República Tcheca, conforme explica a corregedora, vereadora Amália Tortato.

O vereador Sidnei Toaldo, por meio de nota, falou que o e-mail foi uma tentativa de atribuir a ele o rótulo de racista e que foram dez dias lutando para limpar o nome dele e provar que o e-mail foi enviado por um hacker. Toaldo falou ainda sobre a falha na segurança dos e-mails da Câmara e enfatizou que providências devem ser tomadas. A segurança do sistema, segundo Amália Tortato, já está sendo revista.

O advogado do vereador Renato Freitas, também se manifestou sobre a conclusão da sindicância. Por meio de nota Edson Abdala informou que o relatório final deixa claro que o e-mail ofensivo foi recebido pelo gabinete de Freitas e disse que com relação às demais conclusões, aguardam a manifestação do Cibercrime para saber efetivamente de onde saíram as agressões. Segundo ele, seria precipitada qualquer conclusão sem elementos da Polícia Civil, que investiga o caso. Vale lembrar que havia uma liminar da Justiça que impedia a Câmara de prosseguir com o processo de cassação do vereador Renato Freitas em plenário até que a sindicância sobre a origem deste e-mail fosse concluída. A procuradoria Jurídica da casa protocolou junto ao Tribunal de Justiça do Paraná o resultado da apuração e aguarda agora que a suspensão da sessão de julgamento do processo ético disciplinar seja reavaliada. 

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões