Sistema de pagamento por aproximação começa a ser implantado no transporte coletivo de Curitiba

 Sistema de pagamento por aproximação começa a ser implantado no transporte coletivo de Curitiba

Foto: Luiz Costa/SMCS

urbs-aceita-cartão-por-aproximação
Foto: Luiz Costa/SMCS

Em Curitiba, já é possível pagar a passagem de ônibus pelo celular ou por cartões de débito e crédito. Alguns veículos da frota do transporte coletivo e estações-tubo estão equipados com validadores de cartões que permitem o pagamento da passagem.

Os validadores também permitem a leitura facial para os usuários que são isentos de tarifa. Atualmente, 344 validadores estão em operação. Até o final do ano, mais de 2000 equipamentos vão estar à disposição dos usuários.

De acordo com Ogeny Maia, presidente da URBS, a empresa que opera o transporte em Curitiba, depois da implantação completa da nova operação, os antigos cartões-transporte dos usuários vão ser substituídos por cartões mais modernos, que também poderão ser utilizados nos novos equipamentos:

O presidente da URBS explica que a tendência é que, ao longo do tempo, o dinheiro deixe de circular no transporte coletivo e com isso, a função do cobrador dentro do sistema deve deixar de existir.

De acordo com Ogeny, as empresas estão trabalhando na requalificação dos funcionários desde 2018:

Ainda de acordo com o presidente da URBS, a operação com os novos validadores vai facilitar a integração do sistema com a região metropolitana:

Outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo já utilizam o sistema de pagamento por aproximação. De acordo com a URBS, o sistema deve estar totalmente implantado em até 120 dias, ou seja, até o final de 2020.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem