CuritibaServiços

SMS alerta para maior incidência de aranha-marrom no verão

O local da picada pode ficar dolorido, com bolhas, inchaço, coceira e até necrose do tecido

 SMS alerta para maior incidência de aranha-marrom no verão

Foto: Rogério Machado (arquivo SMCS)

Verão é época de sol, muito calor e umidade. Combinação propícia para o surgimento dela: a aranha-marrom. Um aracnídeo pequenino, mas nem um pouco inofensivo.

Bastante venenosa, a picada da aranha-marrom não dói e esse é, de certa forma, um problema. Isso porque a demora de atendimento médico pode contribuir para a evolução de um quadro mais grave. Os primeiros sintomas podem levar de 12 a 24 horas para se manifestarem. O local da picada pode ficar dolorido, com surgimento de bolhas, inchaço, coceira, vermelhidão. E em 3% a 5% dos casos essa lesão pode evoluir para uma necrose do tecido.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) apontam que o número de acidentes com aranha-marrom vem diminuindo significativamente em Curitiba. Para se ter uma ideia, em 2000 a média de acidentes na capital era de 3,1 mil casos. No ano passado, com base em dados preliminares, o município registrou 708 atendimentos relacionados ao aracnídeo. E em 2020, no auge da pandemia, os números foram ainda menores, com 472 registros.

Uma redução importante que estaria ligada ao conhecimento. A aranha-marrom e os perigos do veneno dela têm sido amplamente divulgados ao longo dos últimos anos. Mas em períodos de maior incidência é preciso redobrar a atenção para prevenir acidentes. Manter os ambientes bem limpos, livres de pó e arejados ajudam a manter essa companhia indesejada longe. Também é preciso conferir as roupas e calçados antes de usar. Outra dica é fazer uma boa inspeção nas roupas de cama antes de dormir. Bloquear o acesso delas ao interior da casa, com o uso de lâminas de borracha na porta também contribui para uma prevenção mais eficaz. Vale também fechar buracos vazios de paredes, forros, rodapés e cantoneiras A aranha-marrom costuma se esconder em lugares escuros, quentes e secos.

Em caso de acidentes a SMS orienta a procurar atendimento médico imediatamente. A captura do animal facilita a identificação da espécie e ajuda na condução do tratamento. 

Avatar

vanessa.fontanella

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

O reforço deve ajudar nos casos de síndromes respiratórias agudas e dengue

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Agência Brasileira de Inteligência já investigava o suspeito e avisou a Polícia Civil