Sob administração da Sanepar, Parque da Imigração Japonesa deve abrir neste ano

Foto: Everson Bressan/SMCS – arquivo

Depois de mais de cinco anos fechado, o Parque do Centenário da Imigração Japonesa deve ser concluído e aberto para visitações ainda em 2018. A Prefeitura cedeu o espaço para a Sanepar, que deve finalizar as obras e assumir a administração do local. O parque fica próximo a uma estação de tratamento de água da empresa, no limite entre Curitiba e São José dos Pinhais. Segundo o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Mounir Chaowiche, a proposta é ampliar as áreas do parque e oferecer outras opções de lazer dentro da estrutura.

Para a construção, foram investidos três milhões e seiscentos mil reais. O local foi projetado em 2008, na gestão do então prefeito Beto Richa, e inaugurado em 2012, mesmo sem ter as obras concluídas. O prédio principal, o Memorial da Imigração Japonesa, que fica no centro do parque, nunca foi aberto. Ele se tornou alvo de ações de vandalismo e precisou ser restaurado, mas as obras não finalizaram. No total, a prefeitura já investiu quase 5 milhões de reais no projeto. Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, a parceria com a Sanepar vai possibilitar o uso adequado e o cuidado permanente do espaço, além de retomar a proposta inicial de revitalizar a região;

Essa nova etapa terá investimento somente da Sanepar, segundo a empresa, as obras já começaram. Chaowiche destaca que o Memorial dedicado ao Rio Iguaçu tem o objetivo de apoiar a revitalização do rio.

O local também deve ter outros atrativos, como pista de caminhada, ciclovias e áreas de lazer.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem