Sobe para 22 o número de casos confirmados de morte por gripe no Paraná em 2019

 Sobe para 22 o número de casos confirmados de morte por gripe no Paraná em 2019

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O Paraná tem mais nove confirmações de mortes por gripe neste ano, chegando a 22 vítimas da doença. De acordo com o boletim semanal divulgado nesta quarta-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde, são 74 casos confirmados de pacientes que contraíram vírus Influenza dos tipos A e B. Há ainda 347 casos em investigação.

O município com o maior número de mortes por gripe neste ano é Curitiba, com três casos. A capital é seguida por Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranavaí, cada cidade com duas mortes. Cada um dos outros 13 casos foi registrado em um município diferente: Paranaguá, Pontal do Paraná, Colombo, São José dos Pinhais, Pato Branco, Diamante do Sul, Campina da Lagoa, Moreira Sales, Mariluz, Maringá, Rio Bom, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Nesta semana, entraram na lista de municípios com mortes por gripe Paranaguá e Pontal do Paraná, no litoral do estado, Campina da Lagoa, no Centro-Oeste do Paraná, Maringá e Rio Bom, na região Norte, e Marechal Cândido Rondon e Toledo, no Oeste. Em pouco mais de um mês de campanha de vacinação contra a gripe, mais da metade do público prioritário ainda não procurou as unidades de saúde para se imunizar.

Desde 10 de abril até terça-feira (14) haviam sido aplicadas em Curitiba 252 mil doses em Curitiba, uma cobertura que representa 47% da população-alvo. A vacina é oferecida gratuitamente ao público prioritário em 110 unidades de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, até 31 de maio. Os grupos com as menores coberturas até o momento são as crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, com 40%, e os doentes crônicos, com 29%.

Ainda fazem parte do público-alvo as gestantes, idosos, e mães de bebês de até 45 dias, além de profissionais da saúde e professores. Essas são as pessoas consideradas mais suscetíveis à doença ou que podem virar retransmissores. Em todo o Paraná, o alcance da vacina contra a gripe chega a 55% do público-alvo, segundo o balanço mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

O governo estadual também oferece nos postos de saúde um medicamento antiviral para quem já tem os sintomas da gripe. O remédio é entregue de forma gratuita, mas apenas a quem tiver prescrição médica.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem