Sociedade Ucraniana diz que falas de Arthur do Val são repugnantes e cobra respostas

 Sociedade Ucraniana diz que falas de Arthur do Val são repugnantes e cobra respostas

Em nota de repúdio, a Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS) afirma que os áudios do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) sobre refugiadas ucranianas são “repugnantes e tenebrosos”. A entidade cobra respostas e consequências, e defende que manifestações como essa não devem ter espaço na vida pública.

Entre outros discursos machistas, o parlamentar disse a amigos, em conversas privadas, que as “ucranianas são mais fáceis porque são pobres”.

No posicionamento oficial, a Sociedade Ucraniana afirma que a fala do ativista conhecido como Mamãe Falei “ofende não só as mulheres que foram citadas, mas a todas”. A entidade representativa ainda afirmou que se aproveitar de “fragilidades de qualquer nível em um estado de guerra é, além de condenável, desumano”.

Os áudios enviados a outros integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) vieram a público na noite de sexta-feira (4). Ao desembarcar no Brasil, neste sábado (5), Arthur do Val reconheceu a veracidade dos áudios e pediu desculpas. Ele atribuiu o erro a um “momento de empolgação”.

Embora tenha afirmado que reconhece as falas machistas como um erro, o parlamentar diz que “houve um mal entendido”.

O ativista conhecido como Mamãe Falei era pré-candidato ao Governo de São Paulo pelo Podemos. Após o áudio sobre as mulheres ucranianas, o político retirou a candidatura.

Ainda na sexta-feira (4), o Podemos se posicionou sobre as falas de Arthur do Val, classificando-as como “gravíssimas e inaceitáveis”.

 LEIA A ÍNTEGRA: Nota de repúdio

“São repugnantes e tenebrosos os áudios  divulgados pela imprensa, gravados pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei. Trata-se de um ato de desrespeito e ataque às mulheres.

Ele ofende não só as que foram citadas, mas a todas. Atinge também nossa origem e história, já tão agredidas por diversas frentes em diferentes épocas.

Aproveitar-se de fragilidades de qualquer nível em um estado de guerra é, além de condenável, desumano.

Enquanto uma das várias entidades representativas dos ucranianos no Brasil, cobramos respostas sobre tal atitude que não deve ter espaço na vida pública.

Respeitem as mulheres!”

Sociedade Ucraniana do Brasil – SUBRAS

Gestão 2021-2023

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba