NacionalGeral

Sono ruim é fator de risco para doenças cardiológicas

Infarto e AVC representam a maior causa de mortalidade entre os adultos

 Sono ruim é fator de risco para doenças cardiológicas

Foto: Ilustrativa/pixabay

O sono ruim pode ser um vilão para o coração. É o que apontam estudos recentes que apontam a má qualidade do sono como fator de risco para o surgimento de doenças cardiológicas. Infarto e AVC representam a maior causa de mortalidade entre os adultos, com levantamentos que apontam que eles são responsáveis por uma a cada cinco mortes no mundo. E quando se fala em doenças cardíacas, o problema pode ser decorrente de fatores como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, colesterol alto, obesidade, tabagismo, sedentarismo e agora comprovadamente o sono ruim, no que se refere a tempo e qualidade. É o que explica o cardiologista do Hospital INC, Rafael Luís Marchetti.

Com base nessa constatação, a orientação dos médicos é que as pessoas mudem alguns hábitos para prevenir o surgimento de doenças que possam desencadear um problema cardiológico. Além dos já conhecidos cuidados, como prática de exercícios físicos e alimentação saudável que não podem ser deixados de lado, há também a necessidade de adotar uma rotina para melhorar a qualidade do sono. Embora haja diferentes razões para o sono ruim, que merecem uma investigação mais aprofundada de indivíduo para indivíduo, de uma maneira geral, há formas de amenizar o problema.

O ideal é levar apenas de 15 a 30 minutos para efetivamente dormir. No caso de identificar um problema relacionado ao sono, a orientação é procurar um médico para investigar as causas e fazer o tratamento adequado. Também é importante não descuidar dos exames de rotina para identificar outros fatores de risco, como hipertensão e colesterol alto.

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo