CuritibaGeral

Sons excessivos: radar registra 1.138 ocorrências em um mês

O equipamento está em teste e fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã

 Sons excessivos: radar registra 1.138 ocorrências em um mês

Foto: Renato Próspero/SMCS

Em um mês, o “radar” que capta sons em Curitiba registrou 1.138 ocorrências de excesso de barulho em via pública. O barulho de escapamentos de motocicletas lidera o ranking. O equipamento está em fase de testes e fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. Segundo a prefeitura, ele não multa.

Veja mais:

É flagrado o excesso de ruído, principalmente por sistemas de escapamento de carros e motocicletas fora do padrão ou customizadas. O radar foi instalado no mês de setembro. Os dados devem auxiliar a prefeitura a realizar ações para combater o problema, como campanhas de conscientização.

Em 30 dias, a maior incidência de barulho na rua foi registrada aos fins de semana. Das ocorrências registradas, 90% são de escapamentos de motocicletas. Nos 10% restantes, veículos com som automotivo ou o escapamento de caminhões.

Em dias úteis, o maior registro de barulho por motos é das 19h30 às 23h. Em fins de semana, a incidência maior é a partir das 2h, por carros com som alto. A empresa explicou que o sistema é configurado para registrar ocorrências sempre que o ruído ultrapassar um limite previamente estabelecido.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em casos de veículos com som alto, por exemplo, é considerado infração se o volume do equipamento for audível do lado externo do veículo, e se perturbar o sossego. De acordo com a prefeitura de Curitiba, monitores similares ao que está no Tarumã são utilizados em países como a França. Além disso, a prefeitura diz que é a primeira do país a aderir ao equipamento.

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito também destacou que o equipamento ainda precisa de homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Reportagem: redação.

felipe.costa

Duas pessoas morrem em acidente na BR-376, na RMC

Duas pessoas morrem em acidente na BR-376, na RMC

O carro saiu da pista e colidiu violentamente com uma árvore beira da estrada

Adolescente de 13 anos é executado a tiros na RMC

Adolescente de 13 anos é executado a tiros na RMC

Dois homens em uma motocicleta efetuaram 15 disparos de arma de fogo contra ele

Câmara discutirá na terça (29) reajuste no salário dos servidores

Câmara discutirá na terça (29) reajuste no salário dos servidores

Impacto financeiro das proposições, em 2023, será de R$ 232 milhões aos cofres da Prefeitura

Chuva está prevista para todo Paraná neste domingo

Chuva está prevista para todo Paraná neste domingo

Em Curitiba, máxima de 20ºC e mínima de 15ºC