CuritibaGeral

Sons excessivos: radar registra 1.138 ocorrências em um mês

O equipamento está em teste e fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã

 Sons excessivos: radar registra 1.138 ocorrências em um mês

Foto: Renato Próspero/SMCS

Em um mês, o “radar” que capta sons em Curitiba registrou 1.138 ocorrências de excesso de barulho em via pública. O barulho de escapamentos de motocicletas lidera o ranking. O equipamento está em fase de testes e fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. Segundo a prefeitura, ele não multa.

Veja mais:

É flagrado o excesso de ruído, principalmente por sistemas de escapamento de carros e motocicletas fora do padrão ou customizadas. O radar foi instalado no mês de setembro. Os dados devem auxiliar a prefeitura a realizar ações para combater o problema, como campanhas de conscientização.

Em 30 dias, a maior incidência de barulho na rua foi registrada aos fins de semana. Das ocorrências registradas, 90% são de escapamentos de motocicletas. Nos 10% restantes, veículos com som automotivo ou o escapamento de caminhões.

Em dias úteis, o maior registro de barulho por motos é das 19h30 às 23h. Em fins de semana, a incidência maior é a partir das 2h, por carros com som alto. A empresa explicou que o sistema é configurado para registrar ocorrências sempre que o ruído ultrapassar um limite previamente estabelecido.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em casos de veículos com som alto, por exemplo, é considerado infração se o volume do equipamento for audível do lado externo do veículo, e se perturbar o sossego. De acordo com a prefeitura de Curitiba, monitores similares ao que está no Tarumã são utilizados em países como a França. Além disso, a prefeitura diz que é a primeira do país a aderir ao equipamento.

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito também destacou que o equipamento ainda precisa de homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Reportagem: redação.

Avatar

felipe.costa

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

O programa leva espetáculos para diferentes escolas da rede estadual de Curitiba e RMC

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

A artista carioca já expôs nos principais museus do Brasil e do mundo

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

O veículo com autonomia de 250 km tem capacidade para transportar 80 pessoas

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Objetivo da é garantir que moradores de rua possam se manter aquecidos durante o Inverno