Startup curitibana de ensino de Libras ganha destaque nacional em programa de investimentos
Uma startup curitibana de ensino de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – está na nova temporada do Shark Tank Brasil. O projeto DuoLibras, um curso 100% online que funciona como um seriado, com personagens que exercem função pedagógica e são interpretados pelo próprio professor, vai buscar apoio de empresários e investidores no reality show.
E vai ganhar, acima de tudo, visibilidade – algo que, para o sócio do curso, Márcio Ballera, é essencial.
O método foi criado por Manolo Torres, professor, tradutor e ator. A vontade de dar voz à comunidade surda e promover a inclusão desse público surgiu a partir da própria história. Diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade quando criança, começou a estudar sobre Libras por influência da mãe, que tinha ouvido falar na importância de atividades visuais para quem tem TDAH.
Foi assim que passou a ter pessoas surdas entre os melhores amigos e percebeu o quão necessário é ampliar o acesso ao aprendizado do idioma.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva e encontram dificuldades para se comunicar com os ouvintes e falantes da língua portuguesa. A língua oficial permanece praticamente restrita à comunidade surda que corresponde a 5% da população brasileira. O curso DuoLibras oferece 120 episódios em vídeos que apresentam situações reais do dia a dia e explicam os sinais durante as intervenções feitas pelo professor.
A participação dos sócios vai ser exibida no segundo episódio da 5ª temporada do reality show. Para conhecer mais sobre o DuoLibras é só acessar www.duolibras.com.br.
Reportagem: Ana Flavia Silva