PolíticaGeral

STF derruba liminar que devolveu mandato a Francischini

O discurso foi acompanhado ao vivo por, pelo menos, 70 mil pessoas

 STF derruba liminar que devolveu mandato a Francischini

Foto: Dálie Felberg/Alep

Presidida pelo ministro Kássio Nunes Marques a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal por maioria manteve a cassação do deputado estadual Fernando Francischini. Votaram contrários ao recurso que previa a suspensão dessa cassação os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowiski e Edson Fachin. De acordo com entendimento dos magistrados a decisão do TSE ao punir o deputado estadual por propagar desinformação sobre o processo eleitoral foi correta e com base na norma jurídica, tendo em vista que não há direito fundamental que garanta a propagação de discurso contrário à democracia.

Dessa forma foram votos vencidos os ministros Nunes Marques e André Mendonça que votaram favoráveis. O presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão e defendeu que Francischini não disse nenhuma mentira sobre a fraude nas eleições

Vale lembrar que outro recurso referente ao caso seria discutido pelo Plenário Virtual, com a presença dos 11 ministros do STF, mas um pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu o julgamento. Restou a Segunda Turma analisar o caso. O pedido de análise pelo colegiado partiu do próprio ministro. O magistrado causou constrangimento na Corte, na quinta-feira da semana passada (2), ao reverter, sozinho, uma decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O caso é considerado emblemático para o STF e para a Justiça Eleitoral, uma vez que Francischini foi o primeiro político do Brasil a perder o mandato por disseminação de fake news.  Por 6 votos a 1, em outubro do ano passado, o TSE cassou Fernando Francischini por abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação. No dia das Eleições de 2018, o parlamentar usou a internet para fazer uma transmissão ao vivo e disseminar mentiras sobre o processo eleitoral e sobre as urnas eletrônicas. As falsas acusações apresentadas por ele nunca foram comprovadas. O discurso foi acompanhado ao vivo por, pelo menos, 70 mil pessoas. 

Francischini usou as redes sociais para se pronunciar e garantiu que irá recorrer da decisão

Com a decisão do colegiado, o plenário possivelmente não precisará debater o tema novamente, uma vez que a ação perderá o objeto.

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário