Curitiba

STF nega liminar para reverter remoção de famílias no Tatuquara

TJ/PR autorizou reintegração de posse, mediante plano prévio de remoção

 STF nega liminar para reverter remoção de famílias no Tatuquara

Foto: Reprodução/@mtstparana

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou, neste sábado (27), pedido para reverter a remoção de setecentas famílias de uma área entre o Tatuquara e o Campo de Santana, no extremo sul de Curitiba. O recurso foi apresentado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Paraná. Sem a liminar, está mantida a decisão do Tribunal de Justiça do estado, que autorizou a reintegração de posse, desde que ela fosse feita a partir de um plano prévio de remoção.

No despacho, o ministro do STF reconheceu o esforço do Judiciário para preservar a dignidade das famílias e lembrou que se trata de uma ocupação recente, de junho. Barroso é relator da ação em que o Supremo Tribunal Federal proibiu despejos e remoções até outubro, em razão da Covid-19. O STF definiu, no entanto, que o Poder Público poderia intervir para evitar a consolidação de ocupações, desde março do ano passado, desde que garantisse abrigo ou moradia para todos os envolvidos.

“Ocupação recentíssima”

No caso da ocupação, no Tatuquara, o juiz chegou a autorizar a reintegração de posse do terreno, mas a decisão foi suspensa pelo Tribunal de Justiça. Depois, a corte consentiu com a desocupação, caso houvesse um plano prévio de reassentamento das setecentas famílias. No despacho, Barroso cita que a ocupação, no Tatuquara, é “recentíssima, iniciada em 11.06.2022”, e lembra que “há estruturas de barracas reservadas para pessoas que sequer chegaram ao local”, conforme “informações prestadas pela Comissão de Conflitos Fundiários do TJ/PR”.

O ministro do STF ainda observa que “os órgãos municipais competentes foram devidamente acionados para ofertar assistência social aos ocupantes que não tenham para onde ir após o cumprimento da reintegração de posse. No entanto, têm encontrado resistência dos próprios ocupantes, que preferem prolongar a ocupação o máximo que puderem a deslocarem-se para abrigos públicos. Tal fato é constatado pelo desinteresse em atualizarem os seus cadastros no sistema ‘Fila’ da COHAB Curitiba e pelo depoimento dado por alguns deles na última visita técnica realizada pela Comissão de Conflitos Fundiários, no sentido de que ‘a comunidade resistirá até o final’”.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

O programa leva espetáculos para diferentes escolas da rede estadual de Curitiba e RMC

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

A artista carioca já expôs nos principais museus do Brasil e do mundo

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

O veículo com autonomia de 250 km tem capacidade para transportar 80 pessoas

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Objetivo da é garantir que moradores de rua possam se manter aquecidos durante o Inverno