COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Relacionamento com os clientes não pode ser esquecido no próximo ano

 Sucesso dos negócios em 2023 dependerá da rentabilidade e resultados

foto: ilustrativa/pixabay

Empreender não é uma tarefa fácil, principalmente em períodos de instabilidade do mercado. Se por um lado, nos últimos três anos, mais de 750 mil empresas foram abertas, no Paraná, de outro, 280 mil negócios não resistiram e fecharam suas portas.

Para os empreendedores que estão enfrentando desafios, mas que pretendem ter sucesso em 2023, alguns itens devem ser observados. O primeiro é a rentabilidade. Ou seja, para administrar um negócio de uma forma saudável é fundamental que ele seja rentável. Mesmo que a ideia seja extraordinária, se a empresa não for lucrativa, ainda que apresente um certo crescimento, não será suficiente para se manter.

O segundo ponto fundamental numa empresa é colocar o cliente no centro do negócio. Acontece que a transformação digital e os avanços da tecnologia das últimas décadas tornaram os consumidores mais exigentes e as empresas ainda mais conscientes do seu papel. O que se vê hoje, é que os clientes de uma determinada marca têm fácil acesso a diferentes opções de produtos e serviços das empresas concorrentes e estão atentos quanto às avaliações feitas por outros consumidores. Dessa forma, mais do que investir na qualidade do produto ou serviço ofertado ao consumidor é preciso melhorar e aprimorar a experiência do cliente durante toda sua jornada de compra.

Veja mais:

O terceiro item fundamental para o sucesso de um negócio é o resultado. Quando os consumidores procuram por um determinado produto ou serviço, eles têm como objetivo resolver o seu problema. Portanto, é necessário que realmente a empresa atenda os anseios do seu cliente.

Por fim, o quarto ponto essencial para a sobrevivência de um negócio em 2023 é o relacionamento com os seus clientes. Aliás,esse é um item que todas as empresas devem olhar com mais atenção. Na era da tecnologia em que se pode utilizar algoritmos e automações, ou até plataformas digitais para acessar alguém, é comum as pessoas se confundirem e acabarem esquecendo que do outro lado existe um ser humano. O dono de uma empresa que visa apenas vender a qualquer custo, sem focar no relacionamento com o seu cliente, dificilmente conseguirá que seu negócio cresça de maneira saudável.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin