Sul e Sudeste vão compartilhar dados das Polícias Científicas
Paraná poderá pesquisar e comparar dados em bancos de dados de outros seis estados
Os dados da Polícias Científicas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo terão compartilhamento unificado. O anúncio foi feito durante uma reunião da Câmara de Segurança Pública.
Na prática, será possível pesquisar vestígios coletados em local de crime, em especial de impressões digitais ou faces, com um banco de dados maior, mais robusto, com toda a população dos estados integrantes. Equipes do Paraná poderão pesquisar e comparar dados e indicadores em bancos de dados dos outros seis estados, conforme anunciou o Governador Ratinho Junior.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, explicou que essa integração garante maior efetividade da atuação policial nesses estados.
Durante o encontro, também foi discutido o Gabinete Integrado de Inteligência e Organizações Criminosas, em que foi votado seu regimento interno e escolhidos o coordenador do gabinete, o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, e o vice coordenador, o secretário do Rio de Janeiro, Victor dos Santos.
Além disso, governadores e secretários também discutiram a PEC da Segurança Pública, proposta há algumas semanas pelo governo federal. Essa ação faz parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste criado em 2019, que tem como objetivo fortalecer a parceria entre as regiões e promover ações que beneficiem a população.
Reportagem: Juliano Couto