ParanáGeral

Superlua Azul poderá ser vista nesta noite no Paraná

Fenômeno ocorre quando o satélite natural está em fase cheia e coincide com o perigeu

 Superlua Azul poderá ser vista nesta noite no Paraná

Foto: Divulgação/Observatório Heller & Jung

Com previsão de céu aberto, os paranaenses poderão ver nesta segunda-feira (19) à noite a superlua azul sem dificuldades. O fenômeno ocorre quando o satélite natural está em fase cheia e coincide com o perigeu, período em que ela se aproxima da Terra. O diretor do Parque da Ciência Newton Freire Maia, Anísio Lasievicz, explica que com isso, a lua parece maior e mais brilhante no céu.

O evento ocorre uma vez a cada dois anos, nesta segunda-feira (19) poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil. A superlua é chamada de azul, segundo o professor, em referência a segunda Lua cheia do mês. No entanto, no passado, já houve momentos em que o satélite realmente pareceu ter uma coloração azulada. Isso aconteceu duas vezes: em 1883 e 1951. A previsão é que a Lua apareça no céu a partir das 15h25. No entanto, a melhor visualização será ao anoitecer.

Segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, do Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná, não será necessário qualquer equipamento para observar.

Além da superlua, também será possível observar o planeta Vênus, que estará bem visível no início da noite no horizonte oeste. Mesmo com o celular, é possível fazer bons registros. Conforme a Nasa, é preciso procurar um lugar estável, desligar o flash e utilizar o temporizador. Assim, será possível fazer um registro desse fenômeno.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Paraná tem 94% das cidades infestadas pela dengue

Paraná tem 94% das cidades infestadas pela dengue

Cidade com maior índice é Floraí, no noroeste do estado

Nova lei vai facilitar identificação de pacientes em hospitais

Nova lei vai facilitar identificação de pacientes em hospitais

A regulamentação passa a valer a partir de 30 de setembro

Fumaça de queimadas volta ao Paraná

Fumaça de queimadas volta ao Paraná

Os ventos fortes favorecem o ingresso da fumaça em todo o Estado