Suspeita de sarampo suspende aulas em curso da Universidade Estadual do Paraná

 Suspeita de sarampo suspende aulas em curso da Universidade Estadual do Paraná

Foto: Divulgação/Unespar

Foto: divulgação/ Unespar

As aulas do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Curitiba foram suspensas no começo desta semana depois de uma suspeita de sarampo. Os estudantes matriculados no curso, que funciona em uma sede no bairro Boqueirão, foram dispensados nos dias 16 e 17 de setembro.

De acordo com a instituição, cinco casos da doença estão em investigação e dois já foram confirmados. No restante da semana, os alunos já estariam fora do campus, em um seminário acadêmico. O comunicado da suspensão das atividades foi publicado no site da instituição. Conforme a Unespar, como medida preventiva, a direção da instituição cogita a possibilidade de uma campanha de vacinação para todos os alunos da universidade.

O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) divulgado na terça-feira passada (10 de setembro), mostra que a capital paranaense concentra 6 dos 9 diagnósticos já confirmados de sarampo. Os outros três estão em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, e Rolândia e Jacarezinho, no Norte do Paraná.

A doença voltou a circular após 20 anos e o principal motivo para isso ter acontecido foi a queda expressiva na cobertura vacinal. O Brasil registrou 3.339 casos confirmados de sarampo em 16 estados, nos últimos 90 dias. São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul estão entre os estados com surto ativo da doença. O sarampo é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa.

A transmissão ocorre por via aérea, através da fala, espirro, tosse ou respiração, e pode trazer complicações como encefalite, pneumonia e meningite. Os principais sintomas de sarampo são febre alta acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo e mal-estar. Entre o terceiro e o quinto dia de infecção aparecem as manchas vermelhas pelo corpo.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem