Suspeitos de furtos e roubos, dois soldados da PM são presos pelo GAECO

 Suspeitos de furtos e roubos, dois soldados da PM são presos pelo GAECO

(Foto: Angelo Sfair/BandNews Curitiba)

(Foto: Angelo Sfair/BandNews Curitiba)

Investigações sobre esquemas de lavagem de dinheiro levaram para a prisão dois soldados da Polícia Militar. Um dos agentes já está condenado a 24 anos e meio de prisão por crimes de tráfico de drogas e corrupção. Outro é investigado por roubo, furto e lavagem de dinheiro. A dupla foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, desencadeada hoje (09) em Curitiba e região.

O coordenador do Gaeco, promotor Leonir Batisti, explica que cada um dos militares coordenava uma organização criminosa diferente — eles cometiam furtos e roubos. Os soldados se aproximaram em 2017, quando compartilharam uma cela. Foi a partir deste momento que os suspeitos começaram a ‘lavar o dinheiro’ ilícito em um mesmo esquema:

Além dos dois soldados, foram presos hoje (09) vários suspeitos das duas quadrilhas. Entre os detidos estão os operadores financeiros responsáveis pela lavagem dos ativos:

Ao todo foram expedidos 19 mandos de prisão e 24 de busca e apreensão. As ordens foram cumpridas em Curitiba, cidades da região metropolitana e no litoral. Algumas pessoas foram detidas em flagrante, por isso o ‘balanço’ da operação tem mais detenções do que ordens judiciais:

Os soldados presos devem responder por crimes de lavagem de dinheiro, furto, roubo e usura (concessão de empréstimos com juros abusivos). Nas ações desta quinta-feira, o Gaeco recebeu o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar. Procurada pela reportagem, a PM não se manifestou sobre a prisão dos agentes.

Reportagem: Angelo Sfair

(Foto: Angelo Sfair/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem