Política

TCU condena Dallagnol e Janot por diárias da Lava Jato

Decisão pode tornar ambos inelegíveis. Dallagnol afirma que vai recorrer da decisão

 TCU condena Dallagnol e Janot por diárias da Lava Jato

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-procurador Deltan Dallagnol, pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal, pode ficar inelegível. O Tribunal de Contas da União condenou o ex-coordenador da Lava-Jato pelo caso das diárias milionárias pagas durante ações da Operação. A decisão foi tomada pela 2ª turma do Tribunal por unanimidade. O valor atualizado que deverá ser devolvido é de R$ 2,8 milhões. Também foi condenado o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o procurador João Vicente Romão. Cabem recursos suspensivos à decisão. O caso é apurado desde 2020 pelo Tribunal. O relatório do ministro Bruno Dantas foi aprovado nesta terça (09) por 4 votos a zero. O ministro considerou o trio responsável pela escolha do modelo adotado pela Operação Lava-Jato para custear viagens e outros gastos em ações.

Outros sete procuradores foram inocentados. Bruno Dantas destacou que, embora o modelo adotado pela Operação fosse “antieconômico”, estes procuradores não eram os responsáveis pela forma como os valores eram gerenciados.

Em nota, Dallagnol afirma que o TCU “se junta àqueles que, ao invés de condenar o desvio de bilhões de reais de recursos públicos, decidem condenar aqueles que se dedicaram arduamente ao combate à corrupção”. A defesa do ex-procurador vai recorrer da decisão. Procurado, Rodrigo Janot não se manifestou sobre o assunto. A defesa de João Vicente Romão informou que vai recorrer da decisão.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba