COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Setor jurídico investe em TI buscando eficiência e produtividade

 Tecnologia é aliada para manter negócios competitivos

Em um cenário competitivo e de constante busca pelo aumento da produtividade, a tecnologia é uma grande aliada das empresas dos mais diversos setores e tamanhos. Aliás, adotar soluções de TI é um fator estratégico que faz com que os negócios ganhem performance operacional, otimizem os processos internos e direcionem seus serviços de acordo com as demandas do mercado.

E entre os setores que tem realizado grandes investimentos em tecnologia está o jurídico. Eu conversei com a diretora de Marketing da Preâmbulo Tech, Andreia Andreatta, e ela me disse que as soluções de tecnologia no setor jurídico têm como objetivo trazer mais eficiência e produtividade para as tarefas do dia a dia, resultando em modernização do segmento e redução da burocracia nos processos. 

A executiva da Preâmbulo, que é uma das principais legaltechs do país, chama a atenção para o fato de que hoje tramitam no Brasil 80 milhões de processos e sem tecnologia o controle fica difícil. Porém, ela faz questão de ressaltar que a tecnologia veio para apoiar os profissionais do Direito, pois nada substitui o trabalho intelectual e analítico que deve ser realizado por especialistas da área.

Andreia Andreatta está otimista para 2023 com os negócios na área de tecnologia da informação. Segundo ela o setor jurídico é grande e ainda há muito trabalho para ser feito, citando que hoje disputam o mercado brasileiro mais de 100 mil escritórios de advocacia e cerca de 1 milhão e 300 mil advogados trabalham na área.

Eu perguntei à executiva sobre as tecnologias mais buscadas e ela me informou que são as que visam o aumento da produtividade; sistemas de armazenamento em nuvem e automação de fluxos e tarefas, que permitem que os trabalhos repetitivos sejam automatizados.

Segundo Andreia, no passado, o trabalho dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos era focado basicamente nos processos e prazos. Hoje, o mercado busca automatizar o máximo de tarefas repetitivas para aumentar a produtividade, ganhar agilidade, reduzir custos e angariar clientes.   

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin